domingo, 6 de novembro de 2011

Need for Speed SHIFT: Dicas básicas para configurar

Recomecei a jogar jogos de corrida há uns dois meses. O que eu conheço desta modalidade de jogos se resume no momento, infelizmente, à série Need For Speed, embora tenham sido muitos títulos (8 jogos) ao longo de mais de 13 anos. Jogo de corrida tem uma particularidade de depender muito das configurações de hardware e software, incluindo o sistema e o próprio jogo. Com isso varia muito a experiência de jogo, o prazer de jogar. O mesmo jogo pode ficar totalmente diferente se você tiver um equipamento e configuração diferentes. Joguei muito tempo em condições adversas para poder dizer que hoje em dia, se não tiver o mínimo que eu considero necessário, acho perda de tempo jogar um jogo de corrida. Este limite vai depender de cada um, claro.

Vou tomar como base aqui o Need For Speed SHIFT, que é um jogo da série NFS que tenta sair do modelo mais arcade que era o Undergroud e seus derivados, e mesmo os títulos anteriores, e partindo para um modelo mais realista e de simulação (na realidade antes a EA tentou o NFS ProStreet como jogo de simulação, que ficou no meio termo e acabou não agradando nem os fans de simulação nem os de arcade. Eu por acaso nem achei o Prostreet tão ruim, mas o SHIFT com certeza o supera em tudo). O NFS: SHIFT é um ótimo exemplo para este artigo, porque mesmo sendo mais simulador, também permite configurações que também anulam o realismo e permite um estilo mais arcade (tipo freiando quase nunca, etc). Vamos aos pontos:

1. O volante: Comprar um jogo como o Shift e não ter um volante de qualidade razoável é querer se iludir e jogar tempo e dinheiro fora. Claro que não vai ser a EA que vai te dizer isso, eles querem vender o máximo para qualquer pessoa. Acredito que por isso também flexibilizaram o gameplay, como veremos adiante.  "Qualidade razoável" que falei antes pode parecer subjetivo. Mas existe para mim um limite claro. Primeiro, pense logo em um volante com pelo menos os dois pedais do freio e do acelerador separados. Tentei comprar um volante com aceleração por botão no próprio volante e não consegui usar, fica muito ruim. Os pedais tem que ser no pé mesmo. E tem a questão da qualidade. Este primeiro que eu comprei era um Leadership Gamer, que não apresentava precisão minima para manter o controle. E se eu tivesse ficado com ele, provavelmente teria durado menos (acabei me desfazendo sem quase usar, nem tive coragem de tentar vender, doei). Agora estou com um Logitech MOMO Racing. Não é o melhor modelo da Logitech, mas esta dentro do mínimo necessário para poder sentir o controle do carro. Outra dica sobre volante é comprar um modelo que sirva tanto para PC como para consoles. O meu é só para PC, mas no próximo vou tentar pegar um que seja compatível também com PS2/PS3. Já tenho estes consoles e com um volante assim teria mais flexibilidade de uso e opções de escolhas de jogos. A má notícia é que um volante destes custa caro e ocupa espaço. Em geral ele é fixado na mesa e pode ser facilmente retirado, mas eu não tenho saco de ficar tirando e botando. Resumindo, tenho um espaço da mesa separado para ele, com um monitor também exclusivo para isso. E por fim, embora isso já seja exagero para a maioria das pessoas, acabei deixando um PC dedicado para jogos de corrida ligado nesse monitor. Antes estava usando monitor estendido em um único PC, dava certo, mas tinha que reconfigurar o monitor no Windows  toda vez que queria jogar. Como eu tinha peças sobrando decorrentes de upgrades, fiz um segundo PC de jogos, não tão poderoso como o principal, mas plenamente suficiente. O ponto crítico é a placa de vídeo, como veremos a seguir. A dica do volante eu acho que é a mais importante deste post, isso mudou a forma como via jogos de corrida. Mesmo jogos de corrida  mais "arcade" como os Undergrounds ficam bem mais divertidos.

2. O PC ou console: Aqui vem uma boa notícia para compensar. Não precisa ser um PC top, e por outro lado, um bom console como o PS3 também resolvem, por um custo inicial bem menor. Provavelmente uma pessoa lendo este artigo já possui um PC ou console capaz de rodar bem o jogo. A dica é ir com calma, escolhendo com cuidado para evitar desperdício. Economize para gastar no volante! :-)

No caso do PC, claro que não pode ser algo totalmente obsoleto. Mas como regra geral, qualquer PC vendido hoje que venha com 4 Gb de RAM provavelmente vai servir, a não ser pela placa de vídeo. Aqui tem que ter cuidado, mas também não precisa gastar muito. Estou jogando SHIFT com uma placa de vídeo Nvidia GT220 (é uma placa low end), com resolução de 1280x1024, em um antigo monitor CRT de 19" e está ótimo. O processador é um Athlon 64 X2 5000+ (já tem uns 3 anos ou mais) e a memória está em 4 Gb RAM dual channel. É uma máquina antiga com uma placa de vídeo low end. Se fosse começar tudo do zero hoje, partiria para um PS3 (nos jogos de corrida). Mas no momento tenho a coleção de jogos de corrida para PC, o volante é só para PC, e pior, meu único PS3 está na sala do lado da TV, e montar "meu cockpit" de jogos de corrida ali seria bem mais complicado. Prefiro jogar sentado na cadeira em frente à mesa do PC. Poderia ser um PS3 se eu tivesse 2, ainda assim seria mais barato que montar outro PC. Falando em cockpit, uma ideia seria realmente começar a reproduzir um, a posição mais baixa de dirigir com um banco concha mais perto do chão, um suporte mais baixo para o monitor na frente, uma armação para juntar isso tudo, etc. Mas isso significaria mais espaço gasto no apartamento só para isso. Este é o risco de buscar o realismo máximo. Por hora um espaço reservado na mesa com um monitor e o volante estão suficientes.

3. Configurações do jogo (principalmente do modelo de direção): este é um complemento ao item 1, de certa forma. De nada adianta ter um jogo realista, um volante realista, e deixar o jogo se comportar de modo artificial. Um exemplo: no NFS: Shift tem um mecanismo para selecionar a dificuldade logo no início da carreira, na primeira corrida. Agora, o que aconteceu comigo é que ao pegar o jogo pela primeira vez, e jogando com o teclado, ele coloca como sugestão o modelo "casual", e a tendência de quem está começando é aceitar e talvez nunca mais pensar nisso. Depois de pouco tempo no entanto, se percebe que neste modelo o computador freia para você antes das curvas. É um auxílio de frenagem que, entre outros, faz parte do modelo "casual", e neste modelo nem sequer pode ser desabilitado. Na minha opinião, isso tira totalmente a diversão de um jogo de corrida realista, no qual o ponto de frenagem faz parte da corrida. Essa comfoguração pode ser facilmente mudada, tem que passar para  do modelo para "casual" para "normal" (opções, gameplay, driving) e depois colocando a assistência de frenagem em off. Na realidade, só de trocar o modelo para "normal" este auxílio, que é fixo em "alto" no modelo  "casual", passa para "baixo", o que já é melhor do ponto de vista do realismo. No meu caso, eu prefiro nenhum nesta configuração. E com isso parece que passei a jogar outro jogo!

Mas não precisa concordar comigo sobre esta configuração em particular, este foi só um exemplo. A recomendação aqui  é tentar colocar as configurações o mais próximas do real que você e a qualidade do seu volante estiverem suportando. Porque o volante? Porque algumas destas configurações dependem da qualidade do force feedbak do volante, como por exemplo o auxilio de direção (steering). Ela simula a dificuldade de manter a direção dadas as condições da pista, velocidade, curva, etc. Mas se a resposta do force feedback não for boa, esta simulação vai dificultar  muito mais do que o esperado. E aí também entra o gosto pessoal, eu por exemplo acho que não preciso de mais esta dificuldade agora, mesmo achando que meu volante permita um auxílio de direção em zero. Por isso deixei o auxílio de direção em baixo (o que ainda é menos que o alto do modelo "casual"). E levando isso adiante, nada impede de realmente jogar no casual, caso prefira, minha intenção é apenas alertar para outra possibilidade. E mais, jogando no casual com assistências no alto se pode inclusive prejudicar a sua performance geral na corrida, pois o computador pode estar freiando desnecessariamente, mais que você freiaria, não chegando no limite. Basta comparar, retire o auxílio de frenagem, aprenda uma pista qualquer desta forma, sem derrapar e andando no máximo, anote o melhor tempo, e depois ande com o auxilio ativado. A tendência é que conforme adquira habilidade, consiga tempos melhores sem auxílio de frenagem.

Estes foram apenas duas configurações, brinque com estas e todas as outras, experimente, até chegar à melhor para você. No momento estou usando duas configurações, em uma carreira deixei no modo normal apenas trocando o auxilio de frenagem para "off", e outra carreira que comecei com o modelo "experienced" todo no padrão. O limite de dificuldade é o modelo Pro, que tem quase todos os auxílios em off, e alterando transmissão para manual.

4. Jogo on line. A dica é: experimente jogar online com outras pessoas. É muito divertido, mesmo chegando em último, apenas para saber realmente qual é sua habilidade. Para mim é uma coisa natural depois de treinar bastante, tentar reduzir tempos, etc, querer saber como estou em relação ao resto do mundo. Isso sem o menor estresse ou auto-cobrança, afinal nenhuma equipe vai me expulsar, nenhum patrocinador vai me abandonar, nem meus fans... É só pela questão do autoconhecimento mesmo. Aqui é preciso verificar a qualidade da conexão Internet. Geralmente basta que seja mais de 1 Mbps (megabits por segundo), e que não seja via rede móvel (modem 3G), e verificar se está com baixa latência. Neste quesito estou enfrentando o pior problema do NFS: Shift, que é a falta de pessoas para competir online atualmente. Existem, mas são poucas. fica difícil de conseguir uma partida. A dica secundária com relação a isso seria tentar outro jogo... O SHIFT é muito bom, mas de que adianta se no momento de competir não tem ninguém? E qual outro jogo seria bom nisso? Mas este é assunto para outro post!

Nenhum comentário :

Postar um comentário