segunda-feira, 27 de junho de 2011

[DICA] Trocando a bateria da BIOS de notebooks: compare as opções antes de pagar!





Neste post descrevo como troquei eu mesmo a bateria da CMOS (da BIOS) do meu notebook, já que os outros preços cobrados estavam fora da realidade. Custo final, R$ 6,00.

Meu notebook "normal" (o que não é um netbook) é um HP dv6120BR, comprado lá no início de 2007 (07 /04/2007, eu guardo notas fiscais). O fato é que depois de 4 anos a bateria do CMOS, memória que mantém as configurações da BIOS, acabou. Sintoma: quando a bateria principal morre ou é retirada, o que agora acontece  muito porque ela também já está fraca, perde-se a configuração do BIOS, a data, etc. Em desktops é fácil, basta trocar a bateria CR2032 que fica na placa mãe, uma bateria barata e um processo que dura aproximadamente um minuto, sem contar a abertura do gabinete, o que em desktops é geralmente fácil. Em notebooks eu previa que seria muito mais complicado, e foi. Muito do que vou dizer a seguir provavelmente se aplica a outros modelos de notebooks que não especificamente o hp dv6120br.

Em um notebook de 4 anos, e já tendo quase certeza da causa do problema, seria insano levar na assistência técnica. Quando tiver um problema realmente grave eu vou simplesmente descartá-lo (ecologicamente... ). Então a primeira decisão foi fazer eu mesmo. O primeiro passo é localizar a bateria. Já estava preparado para ter que desmontar tudo, mas por sorte a bateria do CMOS nesta máquina fica no compartimento de memória, uma tampinha que se abre na parte de baixo, tirando apenas dois parafusos. É uma bateria CR2032, como nos desktops, só que ao invés de ficar encaixada direto na placa, ela tem dois contatos com cabinhos que se ligam na placa, e os contatos são fixados na bateria e envoltos com uma cobertura de borracha isolante. Desconectei facilmente este conjunto da placa, e levei ao Centro do Rio para comprar uma peça igual.

Nas lojas do Centro, o susto. As duas lojas mais sofisticadas em que fui, especializadas em manutenção de notebooks, não vendem a peça, apenas fazem o "serviço", ao preço de R$ 120,00! E mais, colocando um selo de garantia na tampa do compartimento de memória, coisa que nem  a HP faz! De novo, seria insanidade entrar nessa. Encontrei uma outra loja que vendia a peça, por R$ 70,00. Muito melhor, ainda assim, no meu caso, acima do que eu quero gastar com um notebook velho. Fico pensando, em geral esta bateria da BIOS dura uns 3 anos ou mais, o tempo de uma máquina ficar obsoleta. Quem paga tanto para manter uma máquina velha?

Resultado, resolvi adaptar uma CR2032 comum aos cabinhos originais. Preço da bateria, R$ 6,00. Alegria de fazer você mesmo: Não tem preço ... :-) ....  Mas continue lendo, ainda tem alguns problemas a serem contornados. Primeiro, no conjunto original, abri o invólucro isolante, cortando pelo lado e tentando preservar ao máximo. A bateria aparece, bem como os dois contatos.  Achei que os contatos eram soldados na bateria, mas não são. Não existe solda, é um processo mecânico. Elas são fixadas como que por uma punção, que marca o contato e a bateria. Duas marcas de punção em cada uma. A próxima etapa foi retirar os contatos da bateria gasta. Se alguém por acaso for tentar algo assim (mexer com isso reque um pouco de habilidade com hardware, e não me responsabilizo absolutamente pelo resultado, é claro. Mas a rigor, qualquer um com coragem, paciência e habilidade manual poderia fazer.), anote antes a polaridade. No meu caso o cabo vermelho (positivo) estava ligado no lado liso e plano da bateria, marcado com o sinal (+)... como era de se esperar. Sim, parece totalmente óbvio, mas não sei com certeza se em todos os notebooks é assim. Vai que algum fabricante maluco usa cabos verde e azul, ao invés das cores padrão! Retirei os contatos com uma lâmina de canivete, devagar e com cuidado, de novo tentando não quebrar o contato delicado, e consegui removê-los intactos. Esta é a parte mais crítica, caso se queira preservar estes contatos. Se quebrarem será preciso improvisar outros similares.

O próximo passo, que achei que seria simples, era soldar os contatos na bateria nova. Não consegui. O metal da bateria não aceita solda, Tentei lixar mas não adiantou. Fiquei preocupado porque a bateria estava esquentando demais e poderia estragar, e desisti de soldar. A solução imediata: será que apenas por contato físico, fixando por fora, funciona? Não custava nada tentar. Coloquei a bateria nova, com os contatos na posição, dentro do isolante original, e amarrei por fora com fita isolante. Tentei puxar os cabos, de leve, mas não saíram. Recoloquei no notebook e testei. Note que ao recolocar é bom usar algum adesivo ente a bateria  e a placa, para que ela não fique solta. No original tinha uma pequena peça de espuma adesiva de duas faces entre a placa e a bateria. Eu até guardei esta espuma, mas como depois da remontagem da bateria a superfície ficou mais irregular, achei que a espuma original não ia dar certo. Então recoloquei usando um pedaço pequeno de fita adesiva enrolada sobre sim mesma, a cola para fora, mais ou menos o tamanho da bateria.

Para testar, basta retirar a bateria principal do notebook, e também o carregador, e esperar descarregar totalmente qualquer carga dos capacitores (alguns minutos), e então religar a máquina. Se não perder a configuração do BIOS está OK, pois este era o sintoma que falei no início. Meu resultado: comigo funcionou. Mas foi uma solução limpa e definitiva? Claro que NÃO. Tenho medo que com o tempo a fita isolante vá afrouxando, e abra o contato. Então vou ter que tirar a bateria e ajeitar. Mas isso me dá tempo para pensar em outra forma de fixar mecanicamente os contatos. De qualquer modo, se esse arranjo improvisado durar 6 meses estou considerando um sucesso total! :-)

Uma outra idéia que me ocorreu foi retirar o suporte de CR2032 de uma placa mãe (de desktop) quebrada, soldar os cabinhos nele, colocar a bateria normalmente  isolar com fita e colocar no lugar. Não sei se vai caber no no espaço do notebook, falta testar. Tenho uma placa mãe quebrada aqui que por acaso não joguei fora, a primeira dificuldade vai ser retirar o suporte de bateria intacto.

Mas uma coisa é certa, pagar aquele preço extorsivo para deixar um notebook velho funcionando, para mim nem pensar.  Mas como dica genérica, vale a pena comparar as opções. Apenas andando 5 minutos troquei o "serviço" (aspas porque chamar o ato de desconectar um cabo e colocar outro, processo que dura menos de um minuto, de serviço é supervalorizar demais!) de 120,00 reais por uma peça de 70,00, ainda cara na minha opinião.  Talvez se consiga a peça pronta por menos, e uma outra opção, a mais barata de todas, é fazer você mesmo.

Esta foi a terceira manutenção neste notebook, com a intenção de prolongar a vida útil. Na primeira aumentei a memória ( de 512 MB para 1.5 GB, colocando um pente de 1 GB no slot livre). Depois troquei o HD de 60 GB para 250 GB (porque este estava muito barato...), e agora troquei o CMOS. Nos três casos eu mesmo fiz e apenas em custo baixo, pois o notebook já estava obsoleto.

5 comentários :

  1. Também estou com o mesmo problema. Infelizmente os fabricantes só fornecem esta bateria para quem presta serviço autorizado e assim ficamos reféns. Liguei para duas aqui em Porto Alegre, expliquei o problema e me pediram para levar o note para que eles fizessem um orçamento.... é de chorar. Resolvi o problema, ligando para uma loja de acessórios, eles tem CR2032 com ponto de solda. A bateria custa R$ 3,60 e a solda R$ 10,00. Não farei propaganda para a loja. Mas quem tiver o mesmo problema saiba q tem solução.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciano, terias o nome da loja que fizeste o serviço? sou de porto alegre e estou tendo o mesmo problema... agradeço desde já abraços Mayá

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando a resposta, um ano depois deste post, e minha solução quebra-galho descrita acima ainda não deu nenhum problema. A melhor decisão foi não pagar o preço extorsivo das oficinas de manutenção.

    ResponderExcluir
  4. Boas, tudo bem... espero que sim, tenho um NOKIA N900 e o capacitor da placa mãe que segura a DATA e HORA se esgotou, vc sabe se posso trocar este capacitor de 3,3v por uma bateria de mesma voltagem???tipo aquelas de relogio, pois não consigo achar este capacitor pra comprar PAS414HR-VA5R
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Sobre o N900, já estou faz tempo perdendo data/hora (e demais configurações de local, etc) a cada vez que tiro a bateria. Dê uma olhada neste post:
    https://talk.maemo.org/showthread.php?t=90864
    O que vem originalmente é uma bateria, que dura um a dois anos, e ele diz que poderia ser substituída pelo tal capacitor PAS414HR-VA5R. Nunca abri o N900, acho que dá pra viver sem essa bateria porque dificilmente deixo a bateria principal zerar ou fico tirando. Mas o pior é que segundo o post, ela pode vazar, e com isso perder a placa.
    Então se o post estiver certo, e o autor é um dos responsáveis atuais pelo maemo/talk, por isso tendo a confiar nele, a resposta seria sim, pois o componente original já é uma bateria.
    Muito bom comentário pois me estimulou a finalmente abrir o N900 e ver o estado dessa bateria!

    ResponderExcluir