segunda-feira, 4 de julho de 2011

Análise pessoal (e pessimista) das redes sociais

O twitter me mandou hoje um email, dizendo que está sentindo a minha falta... faz tempo que não me logo nele. O twitter foi o último exemplo de rede social que eu tentei usar. Nada tenho contra, mas acho que o destaque que elas vem tendo por aí um exagero. Em que elas melhoram a minha vida, em que são apenas perda de tempo?

Rede social ainda é o assunto da moda na midia, na área em tecnologia de informação, apesar de já ter surgido faz muitos anos. Para mim nem é exatamente uma tecnologia, é mais um uso bem específico que se faz dela. Tecnologias pra mim são as que se usam para botar esses serviços para funcionar: a internet, o HTML, os bancos de dados, as linguagens, etc. Mas rede social é uma forma fácil das pessoas comuns assimilarem e usarem a web, e deve ser por isso que ficou tão popular. Imagino que deva suprir alguma necessidade básica dos seres humanos. Some-se a isso os "late adopters" ( em oposição aos conhecidos "early adopters" ...  :-) ), ou seja, esse pessoal que adota uma tecnologia de dois anos atrás e fala disso como se fosse novidade. Como consequência da soma de tudo, ainda temos assunto sobre rede social na midia institucional até hoje.  Eu francamente já não aguento mais ouvir falar nelas, está ocupando espaço de qualquer outro assunto interessante. Mas  tenho que reconhecer o poder desse mercado, de empresas imensas lutando neste exato momento para aparecer nele, para dominá-lo, e para publicar jogos simplórios nestas redes. Chato...  Tenho que reconhecer também que é melhor viver num país que não restringe o uso dessas redes e existe liberdade de expressão, apesar do que se publica nelas seja quase 100%  lixo.

Abaixo uma visão uma visão pessoal, meio pessimista e irônica, de alguns tipos de redes sociais:

Facebook, Orkut, MySpace e afins: Serve para manter uma agenda de contatos das pessoas conhecidas, com alguns dos seus dados básicos, e ser avisado de aniversários. Eu já usei muito e por muito tempo há alguns anos atrás, apenas para constatar que em geral é perda de tempo. Tem utilidade, ainda que limitada. O "mural" é uma feature bem problemática, é até constrangedor de se ler ... A sucessão na predominância (seja pela qualidade ou modismo) destas redes é um problema. Um dia foi o Orkut que dominava, que está sendo eclipsado pelo Facebook, que um dia vai ser eclipsado pelo ... sei lá, Google+ ? :-) Aí você e seus contatos tem que sair migrando, ou manter diversas contas. E tem gente que ainda me manda convite para o "que pasa?". Fala sério! Minha situação atual: cancelei meu Orkut, mas acabei recriando porque me chamaram de volta, mas está vazio em sinal de protesto, e tenho conta no Facebook só pra constar. Mas confesso que estou curioso de ver como será o Google+ ... :-)

Comunidades das redes acima: Ninguém presta atenção ao que você escreve se tiver mais de duas linhas e/ou não for uma frase de efeito. Consequentemente,  as respostas aos posts não tem nada a ver com o que foi dito, ou porque a pessoa não prestou atenção no que você postou, ou porque tem sérias dificuldades de interpretação de texto. Ou porque está de sacanagem mesmo... Muita gente entra só pra tumultuar e aparecer. Probabilidade de discutir um assunto a sério é quase zero. Probabilidade de se informar é quase zero, por conta da superficialidade. Só tem alguma utilidade se o dono da comunidade focar em um assunto específico, e der uma de catador de lixo digital, cortando tudo que não tem nada a ver. Caso contrário é campo fértil para o que existe de pior na sociedade, protegido sob o anonimato e os perfis fake. Já teve colunistas de tradição prevendo que essas comunidades vão substituir todas as outras formas de comunicação escrita na web: os portais de notícias, jornais, colunistas, e até blogs  (coitado do meu blog, vai ser extinto... ), afinal, rede social é a expressão final da colaboração de massas para gerar conteúdo em tempo real, descentralização e poder de expressão para as pessoas comuns. Ora, o indivíduo típico não quer se cansar pensando, não se concentra nem para ler um post de mais de duas linhas, então como vai produzir conteúdo? Quer exemplo válido de colaboração gerando conteúdo? Wikipédia, e outros wikis por aí.

Linkedin: Uma rede bem mais prática, para quem sabe usar marketing pessoal e quer criar um networking profissional. É útil sim... mas eu não quero nada disso. Cancelei minha conta para não ter que me preocupar com ela.

Twitter: Inicialmente foi chamado de microblog, mas agora caiu na vala comum das redes, a semelhança com blog é muito pouca, mas por outro lado as pessoas vão se adicionando e postando atualizações, ao mesmo tempo que Orkut e Facebook agora também tem um campo para postar atualizações.  Um app de Twitter e Facebook para celulares são quase iguais. Na wikipédia o twitter também figura como exemplo de rede social. Mas claro que tem diferenças, inclusive por isso que estou analisando separado. Eu acho o twitter útil para promover algum serviço, site, ou mesmo se auto promover como personalidade pública. Na minha vida pessoal não agrega valor nenhum. Postar a sério no twitter, gerando conteúdo interessante, dá trabalho, é profissão. Acabei como seguidor de 4 ou 5 pessoas, apenas para me manter atualizado sobre algumas coisas, e quase sempre é temporário. Amigos e parentes que você ama não necessariamente dizem algo do seu interesse no twitter, e o seu timeline fica cheio de lixo. Mas tem um lado positivo. O que eu gosto no twitter é o conceito de "seguidor", alguém que unilateralmente decide seguir, ao contrário dos supostos amigos e conhecidos virtuais das outras redes que precisam ser aceitos e classificados. Você não precisa ser amigo ou sequer conhecer alguém que está produzindo algo útil para você, isso faz mais sentido. O twitter é mais realista. As tags são simples e inovadoras. O limite de 140 caracteres é arbitrário e irritante, e obriga a um exercício inútil e contínuo de compressão, desvantagem para a língua portuguesa, menos compacta que o inglês. Além do uso quase obrigatório dos encurtadores. Tentei usar para promover este blog ... Mas será que eu quero mesmo? Afinal, os colunistas entendidos dizem que blog vai acabar, só vai restar redes sociais ...

Curiosidade, ao pesquisar achei dois links para Social Network na Wikipédia, um é o que está aí no texto acima, com o sentido de serviço web, que é o que eu queria inicialmente, mas indo na desambiguação achei mais um. O outro é uma abordagem meio sociológico-matemática bem mais interessante:
http://en.wikipedia.org/wiki/Social_network

Nenhum comentário :

Postar um comentário