sexta-feira, 16 de setembro de 2016

[Review] Teclado Multilaser Warrior TC196


Vendido pela Multilaser como "Teclado Gamer Semi Mecânico", o Warrior TC196 é um teclado comum de membrana de alta qualidade que se adapta muito bem a atividades de diversão e trabalho. Com layout ABNT2 e perfil de teclas alto e desenho sóbrio, com a iluminação apagada ele é muito discreto passa facilmente por um teclado comum de escritório.  Ao mesmo tempo reúne alguns itens importantes para jogos, como bloqueio da tecla Windows, anti-ghosting e outras. Abaixo um review resumo das características principais do TC196.

(foto 1, clique para aumentar)


Design

O design é minimalista e o único ponto visualmente mais ousado é  a retro-iluminação. Sem grandes bordas, apoios de pulso e nem filas de teclas extras, ele ocupa pouco espaço na mesa ( 43 x 14 cm ). Todas as funções e configuração do teclado é feito por teclas, sem nenhuma chave ou botão adicional. As funções multimídia (volume, pause, play, etc) são acessadas por meio de uma tecla "Fn", solução adotada em muitos teclados de uso corporativo. O design me lembra muito um teclado da Dell que usei no trabalho, e ao mesmo tempo me lembra também o HyperX Alloy FPS. O Warrior TC196 pesa 950 g, segundo informação da caixa, e seu peso se concentra mais na base de metal. Isso, em conjunto com os apoios de borracha, resulta em mais estabilidade, ou seja, o teclado não fica escorregando indevidamente na mesa. Uma dúvida que eu tive antes de comprar é se haveriam variantes do modelo para cada cor de iluminação (azul, lilás e vermelha), ou todas selecionáveis para um único modelo, e a resposta felizmente é esta última, ele tem todas as três cores e cada uma delas pode ser selecionada, ou desligada totalmente, por uma tecla. Não precisa ter dúvida de qual cor na hora de comprar, leva-se sempre todas!

Na verdade acho a maioria dos teclados gamer meio esquisitos, alguns muito feios (sim, é subjetivo), extravagantes, bizarros. Na ânsia de se diferenciarem dos mais baratos, apelam para firulas e adereços, que nem sempre se justificam em qualidade maior. Pela minha experiência, qualquer design muito extravagante com o tempo se torna cansativo e ridículo, mesmo quando inicialmente parece legal. Então eu fujo de saliências, tamanho excessivo, luzes demais, cores demais, cromados, etc.




                                (fotos 2, 3, 4, clique para aumentar)

Pequenas alterações no layout de teclas

O teclado usa o layout ABNT2, e isso é um dos pontos que considerei altamente positivos em um teclado gamer, já que em produtos deste segmento até muito mais caros geralmente se ignora esse requisito, ou melhor, empresas de hardware simplesmente ignoram nossa língua portuguesa. Esta seção é mais interessante para quem pretende usar o teclado para digitação, os demais podem evitar estes detalhes e pular direto para a seguinte, "características principais".

Um detalhe que achei negativo no layout é o tamanho da tecla backspace, igual ao tamanho das outras (veja nas fotos). Geralmente esta tecla é mais larga. Procurei entender como isso aconteceu, comparando com outros teclados US e ABNT2, e percebi que nesta fila de teclas do backspace (da tecla ' " ' ao backspace, inclusive) o TC196 tem 15 teclas, e não 14 como é mais comum. A tecla adicional é a "] }", que saiu da fila de baixo e foi para a de cima, sobrando então menos espaço para o backspace (sem trocadilho), que "encolheu". E a tecla "] }" por sua vez pulou para cima porque a tecla "Enter" mudou ligeiramente de formato, como explico abaixo.

Os projetistas do TC196 alteraram um pouco o formato da tecla ENTER, alargando a parte de baixo. Em teclados ABNT2 comuns a parte de baixo desta é fina e a de cima um pouco mais larga, quer dizer, o  "Enter" no ABNT2 é uma tecla em formado de "L" de cabeça para baixo, e no TC196 é como se tivessem invertido o "L". Procurando entender o motivo desta decisão, é possível especular que tenham tentado manter a mesma experiência de um teclado US, na qual a tecla "Enter" ocupa apenas a fila de baixo e também é mais larga ali. Ao mesmo tempo a tecla "Enter" nem está no grupo de teclas do anti-ghosting (falarei especificamente sobre isso depois), então não é como se o formato dessa tecla fosse realmente crítico por ela ser muito usada em games por exemplo, e se tivesse que usar o formato parecido com o americano que já é conhecido para evitar que os mais experientes estranhassem. Parece contraditório, mas o Enter de formato diferente não causa nenhum problema, a não ser a consequente mudança no Backspace já citada.

Na prática o backspace de tamanho igual às demais também não está causando problemas, no entanto, e talvez seja puro conservadorismo meu, eu preferiria ela um pouco mais larga que as outras, como o usual. Outra alteração feita no TC196 é a substituição  da tecla de menu de contexto do Windows (o simbolo de um quadradinho com linhas dentro, que geralmente fica em algum lugar entre Alt direito e o Ctrl direito, as vezes ao lado da tecla Windows da direita), e que eu pelo menos nunca uso, trocada pela tecla de controle da iluminação. As mudanças são apenas estas mesmo, na região direita, perto do Enter.

Embora eu tenha dedicado toda esta seção a estas peculiaridades do layout de teclas sei que, na prática, para a maioria das pessoas passaria despercebido. Achei importante documentar porque são pontos sutis que as vezes só se percebe fazendo um bom exame antes, ou usando pessoalmente o teclado, o que pode fazer diferença em um review de alguém que realmente testou. Espero que possa ser útil a alguém na escolha do seu teclado, evitando um detalhe que depois se torne um incômodo. Agora vamos aos aspectos mais populares.

Características principais

Abaixo algumas características do TC196, que tentei ordenar mais ou menos por ordem de importância (sim, isso é subjetivo), iniciando das mais importantes. As três primeiras para mim seriam obrigatórias, e as demais desejáveis. Não vou citar o "semi-mecânico" por considerar que é mais marketing do que uma característica técnica, afinal é um teclado de membrana, embora reconheça que os projetistas se esforçaram em reproduzir a sensação de um teclado mecânico. Na panfleto comercial da Multilaser eles falam em "eixo mecânico" em cada tecla, e fica a cargo do leitor pesar a relevância desta informação. A lista de características é:

- Layout ABNT2. Quando eu preciso escrever prefiro o layout ABNT2. Teclados caríssimos a Razer não tem esta opção! Mesmo em chat de jogo eu coloco cedilhas e acentos.

- Funções multimídia: volume, play, pause, etc. Considero essenciais em um teclado doméstico/pessoal.

- Bloqueio da tecla Windows. Essencial para jogos, impede que a tecla Windows seja acionada por engano, fechando a tela do jogo e indo para o desktop. Pode ser fatal .. :-) No TC196 um led perto dos conhecidos num-lock e caps-lock informa se a tecla Windows está bloqueada. Muito bom. 

- Tamanho compacto, sem ocupar espaço desnecessário na mesa. Bom para mesas pequenas, ou para quem usa o computador para trabalho/estudo e precisa do espaço para livros abertos, caderno de notas, um tablet, etc.

- Retro-iluminação. Uma função que está ficando quase padrão em "teclados gamer". Particularmente não gosto de usar o computador no escuro, mas ainda assim considero útil, caso precise, e bonito. Talvez eu ainda acostume... No TC196 não existe um LED individual para cada tecla, a iluminação vem toda da base.

-  Anti-ghosting.  Diversas teclas podem ser acionadas ao mesmo tempo ser perda de nenhuma. Até pouco tempo eu sequer sabia que isso existia e conseguia viver sem, mas agora parece ser interessante. Na prática poucas pessoas iriam perceber. No TC196 esta função é parcial e envolve apenas um conjunto de teclas: QAZWSXEDCBVF, setas, TAB, CTRL, Shift, Alt, ou seja, as teclas mais comumente usadas em jogos. teclados mais caros tem anti-ghosting em todas as teclas. Este artigo da Microsoft explica melhor o que é anti-ghosting em teclados.

- Reversão das teclas direcionais. As setas podem ser usadas como se fossem as teclas WASD. Um bônus que eu não esperava, ainda assim se mostrou útil em vários jogos, como os corrida, em que eu acostumei a usar a mão direita para direção por causa da série NFS, e depois jogos como GTA V usam o clássico WASD. Isso evita de ter que ficar reconfigurando as teclas no jogo.

- Teclas removíveis. Basta puxar a tecla e elas saem, facilitando a limpeza. Não recomendo sair tirando todas as teclas e depois não lembrar de onde elas vieram... :-)

- Baixo relativamente preço, entre R$150 e 200 reais, é um ótimo custo/benefício.

Não posso atestar nada quanto à durabilidade, pois estou com ele a apenas alguns dias. A Multilaser dá garantia de 3 anos neste teclado, mas também não tenho experiência de acionar o RMA deles. Em teoria teclados de membrana são muito resistentes e inclusive, e ao contrário dos mecânicos, nunca é mencionada a vida útil estimada das teclas por não haver pecas mecânicas para se desgastarem. De fato, tenho teclados de membrana com mais de 20 anos funcionando perfeitamente. O que pode acontecer é o circuito de controle queimar, mas não é um circuito de potência e por isso não precisa necessariamente ocorrer.


Funções de configuração do Warrior TC196 

Fn + W: chaveia as teclas direcionais para WASD.
Fn + Windows: desabilita/habilita a tecla Windows
Fn + Pg Up, Fn + Pg Dn: intensidade da iluminação
Tecla de iluminação (entre  Alt Gr e Ctrl da direita): alterna a cor da iluminação ou desliga.
Fn + F1 até F8: funções multimídia
Fn + F9 : roda o App de email, funciona no Windows 10
Fn +  F10: vai para a página inicial do browser
Fn + F11: desabilita o teclado, confesso que não entendi a utilidade disso
Fn + F12: chama o App de calculadora, funciona no Windows 10.

Impressões durante a instalação e uso

O teclado é fornecido sem nenhum manual, nem mesmo um folheto com os atalhos de teclas acima, que eu tive que descobrir sozinho. Não é tão difícil, mas senti falta de pelo menos um folheto explicativo. Também não vem nenhum CD com driver, na realidade não há drivers a serem instalados, mesmo no site, e quanto a isso não vejo nenhum problema. Toda a configuração é feita no próprio teclado. As únicas informações são as que estão na caixa. Uma película removível recobre o painel dos leds de estado dos Num Lock, Caps Lock e "Windows-lock". Caso ele pareça um pouco fosco e feio, é que faltou remover a película! O cabo é recoberto por malha de tecido parece bem resistente.

Em digitação o teclado se mostrou excelente. O ruído das teclas é agradável e realmente lembra o de um teclado mecânico, mas um ponto que me causa uma certa estranheza é o barulho da barra de espaço, muito maior que as demais. É um teclado mais barulhento que a média, mas isso se justifica pelo título "semi-mecânico", e a fabricante pode dizer que é proposital. A sensibilidade de teclas é excelente para um teclado desta classe de preço, e ele fornece um bom retorno táctil no pressionamento da tecla. Ele é melhor nisso até que teclados mais caros, como o Logitech G15.

Em jogo me adaptei quase que imediatamente. As teclas direcionais reversíveis como "WASD" ajudam bastante em alguns jogos. A retro-alimentação é um ponto a ser notado. Em um ambiente muito claro a iluminação individual das teclas quase não aparece. Mas quando realmente é necessária, quando a luz ambiente é fraca ou nenhuma,  a iluminação das teclas é mais do que suficiente, permitindo ler claramente cada letra, e ainda proporciona um belo efeito visual.

Conclusões

Prós

    Design sóbrio e bonito
    Boa qualidade do toque das teclas
    Teclado gamer com ABNT2 (a maioria é US)
    Custo/benefício

Contras

    O tamanho da tecla backspace
    Barulho maior da tecla espaço
    Nenhum folheto incluído resumindo os atalhos específicos do teclado ou outras informações

Veredito:
     Aprovado. Recomendado. 

    O TC196, é sóbrio e bonito. Além disso reúne todas as características necessárias para trabalho e diversão, e por um preço relativamente baixo. Apenas como referência, por 100 reais a mais (50% de fiferença) estava achando teclados da Cougar e da Corsair com características semelhantes (de membrana, gamer, etc). 

[Update: 21-05-2019] Quase 3 anos depois e continuo usando este teclado sem problemas. No entanto as teclas A, W, S e D começaram a perder a pintura preta, é pouca coisa ainda e não prejudica em nada, mas dá pra ver retirando a key cap e olhando contra a luz. :-( A solução para quando a coisa piorar é trocar estas key caps, e nisso ajuda elas seguirem o padrão de encaixe do switches Cherry MX. Por sorte tenho outras sobressalentes (de cor diferente para estas teclas mais usadas para movimento) que vieram em outro teclado, que usa estes switches.

15 comentários :

  1. Parabéns! Dificilmente tem-se uma explicação tão bem explanada como esta apresentada aqui. Concordo em gênero numero e grau. A unica coisa que tenho de acrescentar, é que você comentou que não entendeu a razão da tecla Fn + F11. Vou arriscar aqui um palpite, tem como função bloquear o teclado, evitando assim acidentes, tais como crianças mexerem ou mesmo adultos, alterando qualquer texto que esteja sendo digitado, caso tenha de sair por alguns instantes. Na verdade olhando por este prisma achei muito interessante. Será que concorda comigo? Abraços e uma vez mais, parabens!

    ResponderExcluir
  2. Esse teclado é bem bacana, mas eu comprei no ano passo o Teclado Gamer Multimídia CHROMATIC GK-710 Preto com LED Colorido, da marca Fortrek, e vendo pela foto da postagem, eu acho que esse modelo da Fortrek tem um brilho mais interessante. As configurações são similares.

    ResponderExcluir
  3. Se clicar na tecla FN+o da iluminação ele fica trocando entre elas :)
    Ótimo review

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo comentário de cima! Tenho o teclado já algum tempo e só descobri por acaso hoje limpando ele, estava justamente procurando estas teclas! Vlw xD

    ResponderExcluir
  5. Na verdade é FN+ o botão de iluminação. Aqui foi assim.

    ResponderExcluir
  6. Ola,
    Comprei este teclado hoje e percebi que em alguns casoos as teclas se repetem ao digitar.. Principalmente as teclas o n e ponto. Há algo que eu possa fazer para reduzir a sennsnibilidade das teclas ou pode ser um defeito. Vi que o suporte da multilaser fez uma recomendação para um caso parecido, mas no meu caso a sequencia de teclas não funcionou. Muito Obrigado!
    Obs: deixei as falhas provenienttes do erro mencionado no texto.

    https://www.reclameaqui.com.br/multilaser-industrial/problemas-no-teclado_gbwRMyt3kc4vIcPx/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente é defeito, recomendo acionar o RMA, ou dependendo das condições, a garantia da loja. Não há configuração para reduzir a sensibilidade.

      Excluir
  7. Olá! Ótimo review! Estou com o meu a pouco mais de um mês, e notei que há reticências (...) abaixo da letra Q, como não tem nenhum manual eu me pergunto qual é o seu uso, alguma ideia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza, mas imagino que seria para acesso a um caracter especial, mas não consegui acessar. Note que abaixo do "E" também existe o simbolo de euro, que também não consegui usar. Estes caracteres especiais normalmente são usados por meio da tecla "Alt Gr", o alt da direita, mas pelo menos nos layouts ABNT e ABNT2 do Windows 10 parecem estar sem uso. Também poderia ser alguma função, mas desconheço, e não encontrei documentação. Também pode ser algum atalho do Mac OS, já que o teclado se diz compatível com este sistema. Como curiosidade, nas imagens do site oficial da Multilaser este simbolo não aparece nas fotos: https://www.multilaser.com.br/teclado-gamer-warrior-razmig--tc196/p

      Excluir
    2. Eu notei isso também quando estava procurando por respostas, pouco antes de encontrar sua publicação! Curioso, pode ser que seja algo que eles adicionaram em versões posteriores do teclado, antes das fotos promocionais?
      Aliás, você faz algum tipo de limpeza no teclado? Eu não sei se deveria remover as teclas, tenho medo de causar danos no teclado, e acredito que as teclas de Espaço e Enter são mais "Mecânicas" então tenho um pouco de medo de não conseguir colocá-las de volta.

      Excluir
    3. Então, todas as teclas são muito simples de remover e recolocar, seguem o padrão Cherry MX de encaixe, menos estas duas. A tecla de espaço tem um sistema de molas e alavancas para manter a estabilidade ao ser pressionada de qualquer posição, e é meio chatinha de recolocar, mas é possível, eu já fiz. A tecla Enter é mais fácil de recolocar, basta posicionar as bases das alavancas nos locais certos antes de encaixar a tecla. Mas para evitar dores de cabeça, ao limpar seria melhor evitar de remover estas duas, e limpar apenas em volta delas, eu uso um pincel grande seco. O fato de usar o padrão de keycaps cherry permite inclusive trocar as keycaps, o que pode ser bem útil. Por exemplo, já possuo este teclado há 4 anos, e hoje ainda tenho, usei muito, mas não é mais meu teclado principal. Ainda está em uso, ligado num PC secundário. Depois de alguns anos as teclas W-A-S-D, mais usadas em jogos, começaram a perder a tinta, ainda é pouca coisa, dá pra ler perfeitamente as letras. Mas decidi trocar estas 4 keycaps, por outras sobressalentes que vieram em um teclado mecânico da Corsair (que é o meu principal no momento). O Padrão Cherry MX torna muito fácil remover para limpar, mas também trocar as keycaps por novas, se for necessário. O teclado da Corsair traz uma pequena ferramenta de remoção das teclas, mas particuylarmente eu costume remover com os dedos mesmo, tomando cuidado para não fazer força demais. E fora este desgaste na pintura destas teclas, não tive qualquer outro defeito depois de todos estes anos de uso, 3 anos de uso intensivo no qual era o teclado principal.

      Excluir
    4. Entendi, obrigada pela resposta!

      Excluir
  8. para desativar a função da tecla s, pq quando clico na tecla s, o pc apaga a tela e abre a pasta meu computador. como resolver?

    ResponderExcluir