sábado, 17 de setembro de 2016

Imagens vazadas do futuro socket AM4

O site WCCFTECH divulgou imagens vazadas do futuro socket AM4, da AMD. Serão 1331 pinos, em configuração µOPGA (pin grid array), com o tradicional soquete ZIF (zero insertion force), que eu particularmente prefiro ao LGA (land grid array) da Intel. Foi confirmado também que terá as mesmas dimensões do AM3+, logo a densidade de pinos será maior.

(foto 1, clique para aumentar)



O soquete AM4 será compatível tanto com a linha de APUs como com a de alto desempenho FX, permitindo em teoria o uso da mesma placa mãe para ambas, ao contrário do que acontece nas linhas atuais de processadores da AMD. Abaixo temos também a foto do respectivo processador Zen:

(foto 2, clique para aumentar)


O lançamento no mercado do socket AM4 está previsto para o início do ano que vem, juntamente dos processadores Zen 'Summit Ridge' e o chipset X370. Enquanto isso creio que ainda teremos muitos destes vazamentos para manter o hype, bem como mais testes e benchmarks do novo Zen superando os processadores Intel. Abaixo temos uma foto de um cooler a ar da Noctua (sem os fans, claro) montado no socket AM4:

(foto 3, clique para aumentar)

Caso a performance dos novos AMD Zen se confirme em situações práticas, ele se torna um forte candidato a substituir meu atual FX 8350, aqui em uso por mais de 3 anos. E manteria a "dinastia AMD" nos meus PCs, pois já seria o quarto (depois do Athlon 64 X2 5000+, Phenom II X6 1090T e FX8350). A linha de processadores AMD tem minha simpatia, não só por isso mas justamente pelo soquete OPGA, como falei no início, que eu prefiro.  Mas isso vai depender da performance e também do custo, pois não sendo vantajoso, o Core i7 está aí mesmo.  Falando nele, também já estão vazando rumores sobre a 7ª geração, a kabi lake, que também já deve estar saindo. Ou seja, quem pode esperar, o ideal é per os resultados e preços das duas plataformas na mão antes de comprar, e isso deve ocorrer ainda no primeiro trimestre de 2017. É uma época interessante para acompanhar o mercado, mesmo sem Lei de Moore.

Fonte: WCCFTECH
Ver também: As novidades da AMD na Computex 2016

Nenhum comentário :

Postar um comentário