sábado, 24 de setembro de 2016

Comentários da semana - 24/09/2016

Paranoia ou apenas bom senso? Há uns meses rolou uma foto do Mark Zuckerberg com seu notebook, no qual a câmera estava coberta de fita adesiva. Agora o diretor do FBI, recomenda fazer o mesmo. Faz uns anos, em 2011, quando comprei meu primeiro notebook com câmera, que eu fiz exatamente isso, coloquei um pedaço de fita isolante. Se a câmera estava ali, e o driver dela instalado, o que impediria um hacker de acessar? Depois tirei a fita, me achando um paranoico, que era exagero. Depois coloquei de novo... venceu a paranóia. Tecnicamente sim, se a segurança da máquina for comprometida a câmera pode ser acessada pelo invasor. A probabilidade disso no entanto é minima para uma pessoa comum, por causa da obscuridade. Minha opinião, paranoia com segurança se justifica, desde que o exagero não esteja prejudicando sua vida.

O anúncio a arquitetura Vega da AMD, Vega 10, 20 e 11. Em resumo, a Vega 10 vem para competir com linha de alto desempenho da nVidia, a 20 seria algo em nível ainda maior, e segundo rumores já pode trazer litografia de 7 nm, enquanto que a Vega 11, ao contrário, seria um patamar inferior à Vega 10, para substituir a Polaris 10. A numeração me pareceu pouco intuitiva, com 11 sendo pior que 10, mas de qualquer modo esta é uma nomenclatura interna da AMD, e não dos produtos para o consumidor final (os nomes das placas). E tudo isso só ano que vem...
Fonte: Techpowerup

A guerra de declarações na imprensa no mercado de consoles. Logo depois dos detalhes do novo PS4 em 4K, no qual se adimite que em grande parte será por upscaling e não renderizado nativamente nesta resolução, a Microsoft afirma que o novo xBox, ao contrário, vai.

E a Blizzard abandonando a marca e o domínio Battle.Net depois de 20 anos. Como pode ser lido aqui no site oficial. Tecnicamente não muda nada, parece ser só marketing, e os serviços e estratégia da empresa continuam os mesmos. Ou não? Pode até ser só isso mesmo, um acerto de imagem. Battle.Net reforçava o serviço online e na época tinha um ar de novidade.  Por outro lado, as outras empresas tem em geral um nome diferente para o serviço de jogos, a Valve tem o Steam, a EA tem o Origin, CD Projekt Red o GOG.  Então pode também ser mais alguma coisa, como a consolidação das franquias da Blizzard em um serviço maior, talvez incluindo a Activision. E o aplicativo Battle.Net para Windows, será que muda de nome também? Os domínios dos sites já mudaram, o nome do aplicativo ainda não.

A tendência de eliminação do conector P2 em celulares continua forte. Depois da Apple, da Lenovo-Motorola (em alguns modelos, como o Moto Z), agora surge o rumor que a HTC também está tirando o conector padrão de fones do seu próximo modelo. Ele se baseia em fotos do dispositivo divulgadas, e a verdade é que não se pode ver todas as laterais, então pode ser alarme falso. Ainda assim, com a Apple fazendo, contagem regressiva para a Samsung querer também... 
Fonte: Adrenaline

E teve o lançamento do Allo, mais uma tentativa da Google de concorrer no mercado de comunicadores instantâneos, ou melhor, de concorrer com o Whatsapp. A última delas foi o Hangouts, que unificou com o App de SMS do Android e que tem a vantagem de ser independente de linha de telefone. O Hangouts não tem a mesma penetração do Whatsapp, e este sim virou o substituto do SMS. Já instalei o Allo e estou testando, o produto é bem acabado e foi feita integração com a base de informações da Google, procurando criar um produto mais inteligente. No entanto tenho dois comentários sobre o Allo. Primeiro, que não vejo as pessoas usando múltiplos comunicadores, apenas um vai ter a hegemonia, e no momento é o Whatsapp. Então a missão é desbancá-lo, o que não vai ser fácil porque tem a inércia de uma base de usuários consolidada. Segundo que o objetivo de um produto desses é mandar mensagens, fotos, etc, para pessoas e grupos, o que o Whatsapp já faz e bem. Não sei até que ponto a integração com a IA do Google vai ser relevante ali, uma vez que já existe um assistente para isso, o Now. Então o sucesso do Allo fica na dependência dos  gestores do  Whatsapp cometerem um grande erro e ele cair em desgraça e ser abandonado em massa. Atualmente temos a polêmicas negativas rondando o Whatsapp, como a liberação de informações para o Facebook e o possível uso de anúncios, mas até agora não há indícios de uma debandada de usuários.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário