segunda-feira, 25 de junho de 2012

Windows Phone 8 e a Nokia

O anúncio do Windows Phone 8 deve ter sido encarado como um balde de água fria por boa parte dos consumidores que investiram no Windows Phone até agora. Isto porque, entre outras coisas, os aplicativos feitos para WP 8 não serão compatíveis com as versões anteriores, e até aí era meio esperado só que tem mais: os modelos atuais com WP 7.5, incluindo os todos os Lumia da Nokia, não serão atualizados para o 8. Ou seja, um aparelho comprado agora já está com cara de obsoleto. E lembrando que a linha Lumia foi lançada a pouco mais de um ano, e nem assim estes aparelhos não merecerão update.

Imagino que interessados por tecnologia móvel passarão a evitar estes smartphones por causa da obsolescência anunciada. Parte destes inclusive influenciarão alguns usuários não tão técnicos. Por esta lógica, as vendas atuais de Lumias, que já nem são tão altas, tenderiam a cair. Claro que ainda tem gente comprando Symbian, então isso não é tão decisivo quanto parece para o público mais geek. Além disso, o "fator obsolescência" que acabei de expor é apenas mais um que influi nas vendas, e tem que ser analisado em conjunto com o todo. Ainda assim creio que faz todo sentido dizer que, com este anúncio, a Microsoft desvalorizou a sua atual linha que está nas prateleiras, incluindo nisso toda a safra 2012 da Nokia. Dizer se foi intencional ou não, seria pura especulação. Mas como consumidor, é como se estivesse vendo de novo o mesmo filme de quando eu próprio tinha um smartphone com Windows Mobile 6 (era o Moto Q), e vi o sistema ser descontinuado, sem atualização e nem plano de compatibilidade, em favor do Windows Phone 7.

Com isso as teorias de que a Microsoft quer colocar a Nokia em cheque para depois comprá-la tomam novo fôlego. Note que para a Nokia a performance de vendas do Windows Phone é critica no curto prazo, já que ele é a opção para os smartphones top da empresa. Fico me perguntando até que ponto a alta direção da Nokia conhecia esta  estratégia da Microsoft para o WP8 (quer dizer, tirando o CEO, que segundo a lenda é um agente da Microsoft com a missão secreta de afundar e depois incorporar a Nokia, etc. :-) ... ). Não estou aqui para alimentar teorias de conspiração, mas isso acontece na mesma época em que a própria Microsoft anuncia que vai fabricar tablets com sua própria marca. Ora, se tem interesse em fabricar tablet, porque não smartphones? Comprar a Nokia viria bem a calhar agora, assim eles adquiririam tecnologia e uma grande carteira de patentes. Claro que desta forma a Microsoft estaria comprando briga com diversas outras empresas, que são aliadas no modelo de negócios atual, mas isso já é assunto para outro post.

Fonte:
http://www.hardware.com.br/artigos/windows-phone/

[Update em 17-07-2012:
Comprovando o que disse no post, que "a Microsoft desvalorizou a sua atual linha que está nas prateleiras", agora a Nokia acaba de literalmente desvalorizar o preço de venda dos seus smartphones com Windows, cortando em 50% até o do último, o  Lumia 900 (ou apenas US$ 50,00 no contrato):


http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/07/nokia-reduz-preco-do-lumia-900-nos-estados-unidos.html

Quer dizer, não podendo atrair os consumidores por outros motivos, buscaram o mercado de baixo custo como salvação. E até o lançamento dos próximos Windows Phone 8 a Nokia fica sem celulares top de mercado. Não tenho como aprovar esta estratégia de marketing...]

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Diablo 3, após a dificuldade normal.

Terminei a campanha na dificuldade normal na segunda-feira passada, com um bárbaro que naquele momento estava em level 33 (agora já em 35) e com aproximadamente 36 horas jogadas. De início achei estranho o nível do personagem ao fechar a campanha, pois achei que quando terminasse estaria quase no 60, mas aí se percebe que terminar a campanha no normal é apenas uma pequena parte do jogo, que continua pelas dificuldades pesadelo, tormento e inferno... bem como no modo hardcore, conquistas (achievments), leilões e daqui a algum tempo quando lançarem, no PvP. Isto sem falar nas outras classes, claro. Por falar nisso, também recomecei a campanha com um caçador de demônios, e fiz também um bárbaro hardcore, que está em level 3...

Impressões até agora, o jogo não cansa, talvez pelo ritmo rápido da jogabilidade, em conjunto com um design bonito e bem pensado. A emoção de fazer a campanha pela primeira vez descobrindo tudo é substituída em parte pela satisfação de utilizar as habilidades aprendidas, além de descobrir mais coisas não vistas da outra vez. Muito bom. Ainda não estou levando o leilão muito a sério, até porque se consegue uma quantidade  de itens muito maior do que se pode vender no limite de 10 por vez. Então muita coisa (incluindo itens raros) estou vendendo para o vendedor, do contrário teria que parar de jogar por não ter onde guardar...

IPv6, foi dada a largada!

Depois dos muitos testes que vem sendo feitos em diversas empresas para adoção do IPv6, hoje é o dia oficial de lançamento. Isso significa que, nestas empresas, a infraestrutura de redes necessária entrará em produção, obviamente ainda em paralelo com o IPv4. No momento as participantes são organizações de grande porte (Akamai, Cisco, Google, Yahoo!, etc.) e diretamente ligadas à Internet como atividade fim, no entanto em algum momento no futuro, todos estarão conectados via IPv6, uma vez que não há como fugir da limitação do número de endereços do IPv4.

Mais informações sobre este evento no site:

http://www.worldipv6launch.org/

Um teste simples pode ser feito para verificar se você terá acesso a estas empresas conectadas via IPv6. Clique neste link do Google, que faz este teste.

O vídeo abaixo faz uma rápida apresentação sobre a necessidade do IPv6:



Abaixo a mensagem de hoje no worldipv6launch.org:

"THE WORLD IS DIFFERENT NOW
SEE WHAT PEOPLE ARE SAYING...


Major Internet service providers (ISPs), home networking equipment manufacturers, and web companies around the world are coming together to permanently enable IPv6 for their products and services by 6 June 2012.


Organized by the Internet Society, and building on the successful one-day World IPv6 Day event held on 8 June 2011, World IPv6 Launch represents a major milestone in the global deployment of IPv6.  As the successor to the current Internet Protocol, IPv4, IPv6 is critical to the Internet's continued growth as a platform for innovation and economic development."