domingo, 16 de novembro de 2014

.NET Framework será Open Sorce e rodará em Linux e Mac OS

A reinvenção da Microsoft continua inabalável, e na minha opinião, na direção certa. Segundo anúncio oficial da empresa em 12 de novembro,  a plataforma .NET será tornada Open Source, e rodará em sistemas Linux e Mac OS. Este artigo da Wired discute alguns aspectos desta mudança, que não vou repetir aqui.  Um passo correto, mas resta saber se não será tarde. A tenologia .NET é competidora direta do Java, que faz tempo é Open Source e cross-platform. Isso vem ajudando a adoção do Java com uma vantagem estratégica para as empresas, que com isso são livres para escolher o sistema operacional do servidor. E os programadores Java para escolher a máquina de desenvolvimento (Windows, Linux ou Mac OS). Agora tudo isso será possível com .NET. Já poderia ter sido feito há mais tempo, no entanto. A medida foi reativa e demorada, e fica difícil saber quanto mercado a MS já perdeu e ainda perderá por confinar o .NET por tanto tempo ao universo Windows. Pois mesmo implementando isto de imediato, várias organizações já devem ter planos em andamento para migração para outras tecnologias mais abertas, incluindo Java, então os efeitos benéficos a abertura do .NET podem demorar a aparecer.

Para os desenvolvedores .NET é uma boa notícia. Pode dar um fôlego maior à tecnologia na qual é especialista e melhorar o mercado de trabalho. Para os demais desenvolvedores também, pois aumenta as opções. Por outro lado, o suporte oficial da Microsoft ao projeto open source dá mais segurança ao mercado do que as soluções multiplataforma existentes para Linux (o projeto Mono por exemplo), e creio que vai melhorar o nível de portabilidade. Seria também interessante um Visual Studio oficial para Linux e Mac OS, mas neste momento não sei se vai chegar a tanto. Deveria. Por falar em Visual Studio, uma outra mudança é que agora o Visual Studio Community 2013 atenderá a todas as plataformas alvo, e não será particionado como o Express, que tinha um para Web, outro para Windows x86, outro para Windows apps, e etc. Na realidade, é dito na página de FAQ que o Community 2013 possui toda a funcionalidade do Professional. Muito bom! Você pode baixar o VS 2013 Community gratuitamente aqui (já estou baixando...). De fato, a Microsoft também demorou a perceber a importância de estimular a comunidade de desenvolvedores, quando na verdade colocava uma barreira a quem queria começar. Quantos desenvolvedores individuais já sairiam comprando o VS Professional caríssimo para colocar em prática a ideia de um app de smartphone? Ou para aprender C#? Sim, existia o Express, mas a pessoa já sente logo de cara as limitações da ferramenta grátis com relação à profissional, e tem a impressão que não irá muito longe com ela. Usuários do Eclipse sempre puderam baixar tudo de graça, e não há como lutar contra isso.

A Microsoft está se adaptando a uma realidade na qual grandes empresas já estão usando Linux maciçamente nos servidores, principalmente Web servers. Me pergunto agora o que será feito com relação ao SQL Server. Uma propaganda bem antiga da Oracle (talvez uns 10 anos atrás...) dizia mais ou menos isso: "Windows ou Linux? Tanto faz". Quer dizer, o Oracle já é multiplataforma há décadas, e os tomadores de decisão das empresas sempre tiveram a liberdade estratégica de escolher o sistema operacional do datacenter para instalar o BD. É uma vantagem inegável do Oracle. O SQL Server, ao contrário,  sempre rodou apenas no Windows, o que sempre passou despercebido em empresas que adotavam Windows para tudo. Se quiser ganhar penetração em outros ambientes, a solução obvia sera torná-lo multiplataforma também (mas neste caso, não open source, é claro, já que o objetivo é vender o software). Do contrário o SQL Server tende a virar uma caixa isolada do resto dos servidores, com as dificuldades de manutenção decorrentes disso. Como o SQL Server foi projetado e otimizado para Windows, desconfio que existam desafios em portá-lo para Linux mantendo a performance. E qual  impacto desta notícia teria no mercado de TI? Se isso acontecer, deve demorar para vermos algo deste tipo, mas no ritmo que a MS vem fazendo as mudanças, talvez não...

Fontes:
Microsoft
Wired
.NET Foundation