Instalei o IE 9 há dois dias, em meu PC com Windows Vista 64 bits. Tenho usado o novo IE, para ver como ele está, juntamente com o Firefox 4 e o Chrome 10. Não tenho grandes reclamações nem elogios. Sei que dizem que o IE 9 é rápido, que adere melhor aos padrões da Web que as versões anteriores, que ficou bonito (e ficou), e até que gasta menos energia em notebooks que os concorrentes. Tudo isso pode ser verdade, mas para mim browser sempre foi quase irrelevante, basta que funcione sem travar, e por isso nenhum destes benefícios me chamou tanto a atenção... Mas teve uma funcionalidade que eu procurei no novo IE, a sincronização de favoritos pela Internet, e não estava lá. Busquei pelo Google, e li que precisa instalar um pacote externo do Windows Live, e não cheguei a experimentar. Fui ao novo Firefox e também não tinha por padrão, mas pelo menos no próprio menu havia uma entrada para instalar o add-on. Instalei, mas depois teria que criar uma conta só pra isso. Muito trabalho... No Chrome já faz parte do browser e basta usar a conta onipresente do Google. Porque a Microsoft não fez a mesma coisa no IE9 com a conta do MSN?
O fato é que browser sempre foi irrelevante para mim, até eu ficar sabendo que o Chrome sincroniza favoritos pela conta Google, pela nuvem. Ai o Chrome virou meu browser padrão, apesar de eu sempre usar os outros dois para testes. Consegui acabar com o caos dos favoritos espalhados por vários PCs, perdidos em reinstalações, etc. Hoje está tudo lá organizado e acessível de qualquer PC, qualquer versão do Windows, do Linux ou Mac. O IE 9 poderia finalmente ter incluído favoritos sincronizados pela nuvem, pela conta MSN. Ainda assim eu só poderia acessá-los em máquinas Vista e Windows 7, porque a pretexto de modernidade a Microsoft barrou o IE9 no XP. Logo eu não poderia por exemplo usar a sincronização do IE9 na empresa em que trabalho, que usa XP no desktops. O que a Microsoft deveria ter feito é, além de lançar o IE 9 para XP, também lançá-lo para Mac e Linux. Por que a Apple tem o Safari para Windows, o Chrome e o Firefox funcionam no Windows, Linux e Mac OS, e o Firefox ainda também roda nos sistemas móveis Android e do Maemo.
Existem produtos de terceiros que sincronizam até entre browsers diferentes, mas o ponto aqui é o browser proporcionar isso por padrão. Acho que é tão básico que não deveria ser tratado como luxo. E só o pessoal do Chrome percebeu.
Nenhum comentário :
Postar um comentário