sábado, 31 de dezembro de 2011

Revisitando o Age of Empires II - The Conquerors (parte 1)

O Age of Empires 2, o Age of Kings e sua expansão, The Conquerors, ou simplesmente "Age 2", como o chamava, foi um dos RTS que mais joguei. No entanto na época, em torno do ano 2000, eu acabei jogando quase que só online, multiplayer. Queria fazer as campanhas mas nunca tinha tempo (em parte por causa do próprio Age 2 online!). Depois vieram muitos outros RTS (estratégia em tempo real), e muito depois acabei quase largando esta modalidade de jogo, que só voltei a jogar mais frequentemente no Starcraft 2. E que agora também está quase parado, embora eu ainda pense em continuar. Mas RTS no momento realmente não é minha prioridade. E quando RTS não é a prioridade, ou melhor, quando UM título de RTS não é a prioridade, simplesmente não se consegue atingir um nível de jogar online. Então os jogos de estratégia hoje para mim são campanhas ou jogo de treino contra IA. Completei campanhas de diversos jogos RTS, mas as do Age 2 não.

O plano de terminar as campanhas do Age 2 nunca morreu na minha cabeça. Recentemente me animei de reinstalar o jogo e recomeçar as campanhas do início. Por ser muito antigo, da época do Windows XP, o jogo já apresenta algumas incompatibilidades com o Vista e o Windows 7. Não é nada grave, os gráficos ficam meio alterados, o mar fica com manchas violetas, a terra as vezes fica com pontos vermelhos. Atualmente estou com o Windows Vista (Ultimate 64 bits), e mesmo conseguindo jogar assim, não gostaria de prejudicar minha última experiência com o Age 2 por causa de gráficos ruins. Pesquisando na Web, descobre-se a dica de matar o processo explorer.exe antes de rodar o jogo. Mas por alguma razão, aqui quando faço isso o jogo não entra. Deve ser alguma coisa relativa ao driver de vídeo. Isso me deixou sem opções.

Em algum momento o problema de imagem sumiu, e fiquei sem saber exatamente porque. Achei que tinha sido por alterar o modo de compatibilidade, ou por atualizar o driver de vídeo. Na realidade não foi nada disso, ou melhor, pelo menos nada disso isoladamente, a não ser por uma outra alteração inesperada, e atenção, esta dica não vi em lugar nenhum. Quando o jogo não teve o erro da imagem o  atalho para o Conquerors foi iniciado de dentro de uma pasta na área de trabalho, e não diretamente da área de trabalho!
Refiz isso diversas vezes para comprovar, arrastando o link para fora da pasta e de volta, e iniciando o jogo nas duas situações. Coloque o icone dentro de uma pasta, como na imagem abaixo, e depois para garantir, refaça as configurações do modo de compatibilidade:



Na imagem abaixo está a configuração do atalho do Conquerors que estou usando. Para iniciar o jogo, dê duplo clique no atalho, de dentro da pasta. Antes do jogo entrar, aparece mensagem que está revertendo ao modo de cores no Windows Vista Basic (balão em cima da barra de tarefas).



Estou também com o último patch oficial do jogo instalado, o 1.0c, mas não posso dizer que faça alguma diferença.  Este comportamento pode ser específico para o Vista 64 bits, então se não funcionar, tente outra coisa, por exemplo a dica de matar o explorer.exe, que vou descrever abaixo.

De qualquer modo, vou documentar aqui também os comandos para criar um batch (arquivo .bat) para executar o Age 2 matando antes do explorer.exe e reiniciando depois. Não funcionou para mim, mas pelo que eu li funciona para quase todo mundo, e pode ser uma opção:


taskkill /F /IM Explorer.exe
"C:\Program Files (x86)\Microsoft Games\Age of Empires II\Age2_X1\age2_x1.Exe"
start explorer.exe
exit

Basta abrir o notepad e colar as linhas acima. Substitua se necessário a localização (o path) do arquivo "age2_x1.exe" na segunda llinha. Deve ser o local onde está instalado, e pode ser diferente no seu PC. O caminho acima é o padrão para o Vista 64 bits. Depois salve com a extensão .bat".

Com o Conquerors instalado, pode-se guardar tudo de volta nas caixas do jogo original e da expansão e manter apenas o CD do Conquerors à mão. Pelo Conquerors se pode acessar as campanhas do jogo original, o Age of Kings. Só que colocar CD no drive para jogar hoje em dia é muito chato, e além disso, meu CD original do Conquerors é um item de coleção! Na realidade, existem vários executáveis modificados do Age 2 por aí que não requerem CD, alguns inclusive são obrigatórios para jogar nos serviços online que surgiram depois do fim da  "Zone.com". (Nunca entendi porque a Microsoft acabou com o Zone! É verdade que ele estava meio antiquado, mas seria o caso de evoluí-lo, mantendo a compatibilidade com o legado, e não de acabar com tudo para criar outro apenas para o xBox...) . Ainda não testei estes mods, mas consegui substituir o executável do Age 2 (o age2_x1.exe) que veio em uma edição comprada legalmente e que não requer CD (uma espécie de revista que publica jogos antigos, a Fullgames, que no número 75 veio com o Age of Empires Collector's Edition. Comprei por causa do Age 1) .




Podia ter logo instalado esta versão, mas nem lembrei. De qualquer modo, instalar das caixas e CDs originais valeu a pena pelo sentimento de nostalgia. Nem todo mundo vai entender! Mas voltando à prática, no DVD da Fullgames número 75, bastou pegar o arquivo:

D:\AOE2CONQ\UK\GAME\AGE2_X1\age2_x1.exe

Colocando no lugar do executável  original, o mesmo citado acima para criar o batch. Por via das dúvidas, antes fiz um backup do arquivo original com patch 1.0c, renomeando para "age2_x1.exe_bak", para o caso de se falhasse poder retornar sem ter que reinstalar tudo!  Depois fui lá no jogo ver se a aguinha continuava azul, e estava OK, agua normal, solo normal. Acho também que a versão da revista já vem com o patch (basta criar um jogo multiplayer, a versão aparece na linha do seu jogador).  Além disso, a versão da revista inicializa bem mais rápido, provavelmente pelo fato de não acessare o CD. De qualquer modo deixei o backup do executável na pasta, são apenas 337 KB, e vai que algum dia precise...

Conclusão, estou com o Age 2 The Conquerors no Windows Vista sem problema de imagem e sem precisar do CD (e tudo legalmente). Jogo de PC que precise de colocar CD no drive há muito tempo que não compro mais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário