Esta semana a AMD anunciou, na E3, o lançamento de mais dois modelos de placas, a RX 460 e RX 470, que ao lado da RX 480, já lançada na Computex pouco antes, completa a linha inicial da empresa para esta nova geração (a Polaris), usando a nova tecnologia de 14 nm FINFET. Outros modelos da AMD são previstos apenas para o ano que vem, e já usando outra tecnologia. Embora até possa acontecer algum novo lançamento de modelo contrariando esta expectativa, pode-se considerar que neste momento as cartas da AMD estão na mesa. Ainda na Computex a nVidia havia lançado as GTX 1080 e 1070, usando a arquitetura Pascal, e até agora parou por aqui. Eu imagino que eles continuarão com as x60 e etc, como de costume, mas vamos imaginar que esta é a atual rodada também para a nVidia. Como fica então o mercado para as placas de mais alto desempenho?
terça-feira, 14 de junho de 2016
segunda-feira, 13 de junho de 2016
Microsoft compra a LinkedIn
A Micro$oft continua abrindo a carteira e indo às compras. Desta vez foi a LinkedIn, rede social focada na área profissional, que custou 26,2 bilhões de dólares. Comparando, a Nokia custou 7,2 bilhões. Pela primeira vez a MS investe pesadamente em redes sociais (porque Live.com ficou muito longe disso). Talvez o mais próximo de uma rede social que a MS tenha atualmente seja a comunidade do Xbox, só que esta por sua vez completamente voltada a jogos. Com o LinkedIn a Microsoft se volta para o mercado corporativo, coincidentemente o que já foi mencionado também com relação ao Windows Mobile. Espero que a Microsoft faça bom uso do LinkedIn, mantenha-o forte dentro da sua área de atuação, e gere sinergia com outros bons produtos da empresa, como o Skype. Ao mesmo tempo eles entram de vez no mercado de colecionar informações sobre pessoas, juntamente com Google e Facebook.
Fonte: Wall Street Journal
Marcadores:
Microsoft
,
mídias sociais
,
redes sociais
quinta-feira, 2 de junho de 2016
As novidades da AMD na Computex 2016
Estou particularmente animado pelas novidades vindas da Computex 2016 sobre a AMD. mais do que a nVidia, que já lançou a sua nova placa de vídeo antes (a GTX 1080), e da Intel, que está sempre renovando sua linha. Justamente porque a AMD já estava há muito tempo sem alguma inovação real, e sua linha de placas gráficas e principalmente processadores perdendo competitividade. Agora estão trazendo finalmente melhorias no processo de fabricação, que para a arquitetura Polaris terá 14 nm FINFET (menor que o da nVidia de 16 nm), e 28 nm nos processadores.
O modelo da nova placa da AMD, lançada no evento, a RX 480, tem desempenho inferior à GTX 1080, mas nos testes superou esta última em configuração crossfire (duas placas). Note que provavelmente esta não será nem a única e talvez não a placa mais poderosa da linha AMD. De qualquer modo, foi ressaltado que o preço de duas RX 480 para usar em crossfire (US$ 199 cada, estimado) é menor do que o de uma GTX 1080. Ou seja, é sim uma opção a se considerar seriamente, mesmo para mim que nunca tive ou simpatizei com múltiplas placas de vídeo em um PC.
Na linha de processadores temos o lançamento do novo socket AM4, que vai unificar as linhas de APUs e de processadores de alto desempenho FX. Para meu alívio, parece que fisicamente este soquete vai usar a configuração µOPGA (pin grid array), no qual os pinos ficam no processador. Como já comentei em outros posts aqui no blog, tenho uma preferência pessoal por este tipo de projeto (uma justificativa no post sobre o Skylake dobrando). O µOPGA tem uma densidade de pinos maior do que a OPGA anterior, e com isso permitindo mais pinos (1333 contra 940 anterior) mantendo o mesmo tamanho.
A maior vantagem deste novo soquete no entanto, é que por ser único para todas as linhas de processadores facilitará os upgrades entre os mais baratos e a linha FX, usando a mesma placa mãe. Pela descrição da nova linha de processadores, todos da linha FX e de APUs terão vídeo integrado.
Fontes:
http://www.techpowerup.com/221270/more-amd-socket-am4-technical-details-emerge
http://www.hardware.com.br/noticias/2016-06/computex-2016-amd-apresenta-geracao-de-apus-seriess.html
Assinar:
Postagens
(
Atom
)