terça-feira, 14 de junho de 2016

[Atualizado|Opinião] Como fica o mercado de placas de vídeo depois da última rodada de lançamentos da AMD e nVidia

Esta semana a AMD anunciou, na E3, o lançamento de mais dois modelos de placas, a RX 460 e RX 470, que ao lado da RX 480, já lançada na Computex pouco antes, completa a linha inicial da empresa para esta nova geração (a Polaris), usando a nova tecnologia de 14 nm FINFET. Outros modelos da AMD são previstos apenas para o ano que vem, e já usando outra tecnologia. Embora até possa acontecer algum novo lançamento de modelo contrariando esta expectativa, pode-se considerar que neste momento as cartas da AMD estão na mesa. Ainda na Computex a nVidia havia lançado as GTX 1080 e 1070, usando a arquitetura Pascal, e até agora parou por aqui. Eu imagino que eles continuarão com as x60 e etc, como de costume, mas vamos imaginar que esta é a atual rodada também para a nVidia. Como fica então o mercado para as placas de mais alto desempenho?


O que se percebe imediatamente é que foram propostas muito diferentes das duas empresas. A nVidia continuou apostando em alto desempenho, a AMD em custo-benefício e baixo consumo. Quando a AMD anunciou a RX 480 e saíram os primeiros benchmarks, fiquei aguardando modelos maiores em desempenho, e não menores, como aconteceu com a RX 470 e 460. Note antes de mais nada que os dígitos finais dos nomes (x80, x70, etc) não podem ser comparadas entre si nas duas empresas. A RX 480 fica bem abaixo da GTX 1070 em performance single. E com isso as placas de mais alto desempenho da AMD continuam sendo as R9 Fury e Nano, se continuarem em produção, e até o momento não li nada em contrário.

E se compararmos apenas as tecnologias novas? Temos a nVidia com a atual melhor placa, a 1080, com a vice de custo-benefício melhor, a 1070, e em seguida as 3 da AMD. O que de bom se pode dizer da RX 480 é que o preço sugerido é bem mais barato que as da nVidia (o pode ou não se reproduzir no preço final real), e que duas delas em crossfire ganharam da GTX  1080 em um determinado teste. O que também pode ou não se refletir na grande maioria dos games. E além disso, a não ser que o comportamento dos consumidores mude bastante, crossfire continuará sendo um nicho para entusiastas. O consumidor médio continuará evitando a complexidade, problemas de aquecimento e requerimentos maiores de fonte de alimentação decorrentes de ter duas placas. particularmente eu fiquei pelo menos interessado no teste da RX 480 em CF citado antes, e vou continuar acompanhando mais resultados sobre  esta configuração.

Então, comparando as placas mais no topo do espectro, podemos resumir as conclusões:

1 - Para a melhor performance single, a GTX 1080 é a resposta no momento, embora a um custo que talvez não compense para o consumidor típico. Em algum momento espero uma "1080ti", mas por enquanto este produto não existe.
2 - Para melhor performance mantendo um custo-benefício razoável, a 1070 está despontando como a melhor solução single.
3 - Na linha AMD, a Fury X (e a Nano) da geração anterior continua sendo uma boa placa, desde que os preços estejam competitivos, pois estou vendo ela perder da 1070 em alguns benchmarks. Será que os preços dela podem começar a cair com a competição das novas gerações? Infelizmente a lógica das revendas aqui no Brasil nem sempre segue as leis de mercado. E esta placa tem a desvantagem de usar tecnologia mais antiga, e isto tem que ser pesado no preço também.
4 - A AMD RX 480 surge logo abaixo com uma performance comparável as atuais GTX 980 e 970. Os maiores apelos aqui são o custo (previsto) mais baixo, a tecnologia de 14 nm mais nova e mais eficiente (menos consumo, aquecimento).
5 - A viabilidade do crossfire de duas RX 480 vai depender de se comprovar que ele funciona bem nos jogos que valem a pena, e que no mercado os preços relativos vão continuar na mesma proporção dos sugeridos na apresentação da AMD.
6 - As outras duas placas da AMD, as RX 470 e 460, embora possam ser boas soluções em determinados segmentos, não estão competindo neste 'pelotão de elite'.

Não estou citando a GTX 980 pois pelas notícias que eu recebi o chip correspondente saiu de produção, e pela ausência de notícia semelhante (até onde eu tenha conhecimento), mantive as R9 no comparativo. 

Pessoalmente me interessei pela GTX 1070 e pelo crossfire de duas RX 480, mas como dito no item 5, para valer a pena algumas condições precisariam ser comprovadas, então a escolha recairia mais na GTX 1070. A 1080 é excelente, mas a diferença de preço apenas se justifica para entusiastas, ou quem tem certeza que vai utilizar VR com esta placa. Note que mesmo a performance em 4K de uma GTX 1080 com configurações de jogo altas é questionável. 

A imagem abaixo, do site VideoCardz, mostra um bechmark vazado da RX 480, com algumas das placas citadas. No entanto serão necessários mais testes para uma avaliação mais consistente.


[Update 18/06/2016] E aqui temos um benchmark, do mesmo site, com o Crossfire da RX 480 e da mesma placa sozinha:
http://videocardz.com/61154/amd-radeon-rx-480-crossfire-3dmark-performance



Nenhum comentário :

Postar um comentário