sexta-feira, 1 de julho de 2016

Surgem relatos que a AMD violou o padrão PCI-Express no projeto da RX 480

Estão aparecendo relatos, alguns bem tecnicamente embasados, de que a AMD violou em muito uma especificação de potência a ser fornecida pelo barramento PCI-Express. O limite seria de 75W mas está sendo ultrapassado, segundo alguns testes, em mais de 50%. Apenas para deixar claro aos menos familiarizados com hardware, esta potência limite exclui a que pode ser ou não fornecida a uma placa de vídeo por meio de outros conectores externos ligados à fonte, aqueles já conhecidos de 6 ou 8 pinos que ficam na lateral da placa. Ou seja, uma placa pode consumir muito mais, só não deve puxar mais que o limite especificado direto do barramento.

Os problemas decorrentes disso podem ser desde instabilidade do sistema até dano no slot PCI-E ou mesmo na placa mãe toda. O risco é maior em placas mais baratas e com menos proteções. Placas top e que já preveem overclock em geral aceitam mais abusos. ainda assim, existe risco. Que também vai aumentar caso o usuário tente usar duas RX 480 em Crossfire (justamente um dos meus pontos de interesse nessa placa citados no post anterior, pois sozinha ela é apenas uma intermediária que pode até vir perder da 1060 quando lançarem). Na realidade já existem também relatos de danos a placas mãe, vou deixar alguns links no final. Isso já considero mais difícil de comprovar, ainda mais agora que a notícia acaba de surgir. Seria preciso fazer alguns testes ou acompanhar mais tempo para ver a consistência desses incidentes. No momento passo também um vídeo abaixo, do canal TecLabs, no qual foram feitos os testes de laboratório indicando o excesso de carga, e só isso já comprova que o risco é real.

Deve ser notado também que as placas testadas estão usando o projeto de referência da AMD, o que ao que parece estão. Além disso obviamente não poderiam estar em overclock, o que também iria alterar os resultados. Fico imaginando também se alguém testou essas novas GTX 9xx que estão sendo anunciadas sem alimentação da fonte, e neste caso bem fora do projeto referência original.

Segue o vídeo do canal TecLabs (todos os créditos aos autores):




Apesar dos testes do vídeo acima e os demais nas fontes abaixo indicarem o excesso de carga no barramento PCI-e, ainda aguardo alguma explicação da AMD sobre os resultados. Caso tudo isso se confirme, e não haja um explicação muito boa da empresa, vai ser uma péssima propaganda para a AMD, logo no lançamento da nova linha de placas, ainda mais porque vai contra a promessa de baixo consumo e tecnologia aperfeiçoada.

Como foi comentado em alguns artigos, isso não inviabilizaria para sempre a RX 480, pois uma solução simples seria que os projetos das fabricantes parceiras (Asus, Gigabyte, etc.) incluísse mais um conector de 6/8 pinos, ou um de 8 e não de 6. Só que neste caso, novamente, isso iria contra a imagem vendida de baixo consumo. Além disso, mostraria um projeto de referência com uma falha muito grande.


Fontes:
https://www.reddit.com/r/Amd/comments/4qfwd4/rx480_fails_pcie_specification/

http://videocardz.com/61667/what-reviewers-say-about-radeon-rx-480-exceeding-pci-express-power-specifications

http://adrenaline.uol.com.br/2016/07/01/44403/testes-mostram-a-rx-480-consumindo-mais-energia-que-o-especificado-via-slot-pcie/

http://www.lazygamer.net/technology/amds-150w-rx480-uses-150w-snubbing-pci-e-specifications/

Nenhum comentário :

Postar um comentário