sábado, 14 de abril de 2007

Análise: Command & Conquer 3: Tiberium Wars - Parte I : Primeiras impressões

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Depois de jogar estratégia em tempo real (RTS-Real time strategy) por mais de 10 anos, vinha me sentindo um tanto órfão de um jogo de estratégia ao qual me dedicar. Mas como? Existem dezenas de títulos a venda, vários lançamentos recentes, e alguns deles ótimos. Concordo. No entanto, por questões de gosto pessoal, impliquei com alguns deles. E outros que eu gosto, não se tornaram populares o bastante para gerar uma massa de oponentes considerável na Internet, já que o meu objetivo final é o modo multiplayer online. Outros jogos que eu gosto não foram lançados no Brasil, como as últimas duas expansões do "Dawn of War" e o "Company of Heroes". Pois bem, o recente lançamento do Command & Conquer 3: Tiberium Wars (28 de março de 2007), é mais uma esperança de encontrar o próximo jogo que poderá me acompanhar por alguns anos como "RTS principal", ou seja, aquele RTS que eu tento aprender mais, e talvez me aventurar no modo online.

A série C&C é antiga, mas entretido que estava com outros tantos RTS muito bons, não tinha tido até agora a oportunidade de conhecê-la. É desenvolvida pela EA (Eletronic Arts), a mesma que fez "Battle for Middle Earth II" (BFME2) e sua expansão "Rise of the Witch King", dois jogos que considero também de ótima qualidade. Quem conhece estes dois jogos, vai notar algumas semelhanças, embora todos digam que a franquia C&C tem uma identidade própria. Talvez o conhecimento do C&C é que tenha sido utilizado na produção do BFME2. Mas de qualquer modo, é certo que Tiberium Wars cria um universo próprio, que vai sendo detalhado e expandido a cada lançamento.

O jogo é vendido aqui no Brasil em duas versões. A "standard" e a "Kane edition", a versão de colecionador. Kane é um personagem do enredo do jogo, e foi homenageado na versão mais cara. Quem comprou BFME2 já sabe o que esperar da versão de colecionador, pois este jogo foi lançado apenas nesta edição. Um DVD com making of, desenhos artisticos, e outros extras, além de conteúdo adicional no próprio jogo, neste caso mapas. Na minha opinião a edição de colecionador seria recomendada apenas para quem é muito fanático pela franquia C&C, ou tem problemas de excesso de dinheiro. A diferença de preço entre as duas está em torno de 40,00, ou seja, 94,00 ou 135,00. A EA vem fazendo essas versões "de colecionador" para muitos dos seus jogos, como o "Need for Speed Carbon", ou o já citado BFME2. Só que no BFME2 eles devem ter concluído que o mercado para as duas versões era pequeno e colocaram a de colecionador pelo preço da edição normal, em torno de 100,00. Minha opinião: já que a falta de DVD de extras e conteúdo especial não deveria impedir a diversão completa do jogador, mesmo porque a standard também não é barata, eu recomendo ir de standard, nem que seja pra dar um voto para a EA que essas versões de colecionador são uma enrolação.

Voltando ao jogo, a midia de instalação é em DVD, o que é ótimo para facilitar o processo, mas exclui quem não tem drive de DVD. Acho que demoraram até demais a perceber que um drive de DVD está hoje muito barato e popular (aproximadamente o preço do próprio jogo!). A apresentação do material do jogo está no padrão dos demais jogos da EA. A embalagem tem um projeto gráfico simples, mas atraente (eu normalmente guardo todas as caixas de jogos). O manual, embora sempre muito resumido, também é o esperado. E parece que aboliram de vez as caixas de plástico rígidas para o DVD, o que dificulta o manuseio e a conservação da mídia. O processo de instalação também padrão da EA. Quem quiser pode se adiantar e já instalar o patch, que já está na versão 1.04! Para variar, tive problemas para baixar o patch em jogos da EA. O download de dentro do jogo não funcionou. Achei o arquivo na pagina oficial do jogo, mas o download da versão em inglês também dava erro. Acabei arranjando o arquivo no site 3dgamers.com. Muitos jogos da EA apresentam estes tipos de problema. Deveriam olhar com mais cuidado isso. Eu insisti em obter o patch logo para poder testar e avaliar o modo multiplayer, pois para entrar online ele é obrigatório.

Jogo instalado e atualizado, vamos jogar. Estranhei a demora no processo de carregamento inicial. Mas antes vamos aos requisitos MÍNIMOS: 512 Mb de RAM para o XP, 1 Gb de RAM para o Vista (sim, é o primeiro jogo que vejo citar o Vista na caixa). Processador de no mínimo 2 Ghz para o XP e 2.2 para o Vista, placas de video GeForce 4 para cima (ou equivalentes da ATI) para o XP ou Gerforce 6100 para cima para o Vista. É interessante! Os requisitos mínimos para o Vista são todos um pouco maiores, com exceção da memória, que é o dobro, o que comprova o que tenho sustentado nos ultimos tempos, ou seja, que para as máquinas atuais, o Vista vai gerar perda de performance. Em outras palavras: para rodar O MESMO jogo, COM A MESMA qualidade mínima, preciso de uma máquina melhor no Vista. Mas o fato é que ninguém vai querer, por gosto próprio, rodar um jogo desses com os requisitos mínimos. Não recomendo mesmo (a não ser para os fanáticos pela série C&C que não podem mesmo comprar outro PC agora, pois esses ninguém vai conseguir convencer do contrário...). A máquina de testes utilizada nesta análise é um Pentium 4 de 3.0 Ghz, 2 Gb de RAM DDR 400 Dual Channel, video GF 7800GS e discos SATA. Não é nenhuma máquina top para os dias atuais mas está bem acima das especificações mínimas. Por isso estranhei o tempo grande de carregamento inicial.

Felizmente, não observei outras lentidões durante o jogo. Começando pelo tutorial. Que é muito curto. Ou o jogo é muito simples, ou o tutorial só fala mesmo o básico. Mas a campanha geralmente é uma extensão do tutorial, então isso não chega a ser um problema. E tem mais: tutorial longo é chato, pois ao comprar um jogo se está com vontade de começar logo a jogar. A interface é realmente simples e intuitiva, e bem funcional. E isto é dito por um recém chegado na franquia C&C. Os painéis de comandos e minimapa ocupam pouco a tela, deixando mais espaço para a visualização da ação. O jogo adota o modelo mais atual de agrupamento de unidades de infantaria. As edificações são preparadas antes de serem posicionadas. Depois de prontas podem ser colocadas de uma vez só. Mas tal como o Dawn of War, deve ser respeitado um perímetro em volta da base. A economia se baseia em energia e mineração de Tiberium. Neste ponto é apenas um pouco mais complexa que o Dawn of War, já que a mineração requer um transporte coletor. Seja como for, pouca economia, privilegiando o combate.

Terminado o tutorial, sem nenhuma dificuldade, vamos a um jogo 1x1 contra o PC (skirmish). Com oponente IA no modo easy, sem handcap, sou derrotado em poucos minutos... Vamos ao multiplayer, apenas para testar. Quem acabou de perder para um PC no easy não tem a menor chance contra um jogador humano. E perdi mesmo. Mas descobri que a conexão é fácil, mesmo estando conectado atrás de modem DSL configurado roteador e com NAT, sem precisar de nenhuma configuração de redirecionamento de porta. Um problema que eu tinha com o BFME2, que só funcionava em modo bridge e com IP válido. E descobri tambem que é rápido achar partida online, um ponto, que pelo menos para mim, é essencial para um jogo se tornar o meu "RTS principal".

E por agora é interessante lembrar que o C&C3 foi eleito para ser uma das modalidades oficiais do WCG 2007, o que é mais de um motivo para se examinar este jogo mais de perto. Na próxima parte desta análise exploraremos mais de perto o C&C3: Tiberium Wars.

Atualização: já está disponível a segunda parte desta análise:

http://gaetati.wordpress.com/2007/05/08/analise-command-conquer-3-tiberium-wars-parte-ii-explorando-o-jogo/

8 comentários :

  1. [...] parte anterior < http://gaetati.wordpress.com/2007/04/14/analise-command-conquer-3-tiberium-wars-parte-i-primeiras-im...> falei sobre as impressões iniciais sobre o C&C3: Tiberium Wars. Agora vamos explorar um [...]

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  2. Peço ajuda: comprei C e C 3, copiei o rar dos dois dvds,para uma pasta, extrai o rar, instalei e ao usar o crakeador oferecido o jogo ainda continua pedindo cd original.
    Desde já agradeço a ajuda!

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  3. Não entendi. Você COMPROU um jogo pirata ???
    (porque se for o original, não precisa de crack).

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  4. Rub depois q vc emular ou tirar do zip vai ter uma pasta chamada fairlight se não me engando... vc copia a pasta que está dentro... e cola no arquivo de programas na pasta do jogo.. vai substituir a existente... e então vai rodar sem cd...

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  5. alguem tem a traduçao desse jogo Command & Conquer 3: Tiberium Wars vou ser muito grato....obrigado.

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  7. [...] permitiu amadurecer as idéias e chegar a uma conclusão mais segura. Não deixe de ler também a PARTE I. Vamos começar com uma comparação entre as [...]

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