sexta-feira, 27 de abril de 2007

WEEE Man: O que poderia ser feito com o lixo eletrônico de uma vida?

weee-man.jpg

Já pensou na quantidade de lixo eletrônico que você já produziu e produzirá ao longo de toda a sua vida? Quantos PCs foram comprados e descartados? Quantas TVs, impressoras, e todo o resto? Boa parte destes equipamentos são inutilizados muito antes do fim da sua vida útil, por já existirem modelos mais sofisticados. Alguns deles talvez não sejam aceitos nem de graça, e irão para o lixo mesmo. Quando joguei meu IBM-PC XT fora, que por sinal ainda funcionava, não creio que alguma escola carente pudesse fazer algum uso dele. MS-DOS? O que é MS-DOS? Que instituição ou pessoa vai querer um 386 que só roda Windows 3.11?

A RSA (Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures & Commerce), uma organização britânica sem fins lucrativos ( http://www.rsa.org.uk/ ) achou uma forma criativa de demonstrar o impacto do consumo destes equipamentos ao longo de uma vida, o e-waste. Um de seus projetos é o WEEE Man (waste electrical and electronic equipment -WEEE), que representa uma figura robótica, de 3.3 toneladas e 7 metros, construída apenas com o lixo eletrônico a ser descartado por um cidadão britânico médio ao longo de toda a sua vida. E que provavelmente é equivalente a de um brasileiro de classe média-alta típico. Veja mais fatos em:

http://www.weeeman.org/html/impact/facts.html

É interessante que nas contas para esse lixão estão 8 CPUs... eu já "gastei" muito mais que isso ... ok, mas compensei economizando em outros itens... :-) ... A solução para este problema poderia ser simplesmente parar de consumir estes produtos. Tudo bem, se o resto do mundo parar eu paro também ... Outra, menos radical, poderia ser pensar em meios mais apropriados de descartar e reciclar estas peças, bem como dar preferência a equipamentos produzidos com menos teor de metais pesados tóxicos, como chumbo, cádmio e mercúrio. Já existem componentes para PCs com algum logotipo "verde", indicando estarem livres de metais mais tóxicos, ou que gastem menos energia. Pense em tudo isso no momento do seu próximo upgrade... :-) O site

http://www.weeeman.org/

inclui também uma ferramenta para calcular o seu impacto pessoal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário