quarta-feira, 30 de maio de 2007

O DirectX 10 já está valendo a pena?

Estamos a mais de 5 meses com o Windows Vista disponível para venda, e temos hardware compatível com o seu DirectX 10, a GeForce 8800. Ambos representam um custo alto para o usuário, ainda mais se pensar que não se resumem apenas à licença do Windows Vista e do preço da placa de vídeo, mas provavelmente a um upgrade geral para deixar o hardware equilibrado com esses dois. Mas  qual o benefício hoje de fazer este investimento, do ponto de vista de quem quer o DirectX 10 para melhorar a experiência visual?

O setor de software está se atrasando nisso. Foram feitas algumas promessas, mas nenhum título para DirectX 10 tinha sido ainda lançado. Até agora. Lost Planet é o primeiro jogo a fazer uso desta tecnologia. O site Gamespot fez uma comparação do jogo nos modos DirectX 9 e 10. Os resultados completos podem ser lidos aqui:

http://www.gamespot.com/features/6171326/index.html?tag=nl.e579

As conclusões: pouca diferença. Tirando efeitos de sombras melhores no DirectX 10, em parte porque o jogo nesta versão permite colocar estes efeitos em "high", ao passo que na versão 9 deixa no máximo atingir a configuração "medium". Neste site acima é possível comparar as fotos (passe o mouse e espere carregar) e tem um link para um filme com as duas versões lado a lado. Mas o intessante ainda é ver nos comparativos de performance que a versão para DirectX 10 roda sensivelmente mais lento que a versão 9 (tudo para o mesmo hardware) . Repare também, em cada foto, que o FPS indicado para DirectX 10 é menor que a do DirectX 9. Em outras palavras, gaste uma grana preta, consiga gráficos ligeiramente melhores (julgue você mesmo), mas fique com performance pior.

A resposta racional à pergunta do título é não. Hoje em dia o gamer fica melhor com Windows XP e DirectX 9, tanto em termos de performance quanto de compatibilidade. Vamos continuar observando pra ver quando isso muda.

Nenhum comentário :

Postar um comentário