segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Última versão oficial do Android para o Nexus S será a 4.1.2

Este post é interessante não só para os donos de Nexus S, pois nos permite entender um aspecto de como funcionam as atualizações dos sistema nos aparelhos Android. O fato é que semana passada a Google informou que não mais atualizará o Android nos aparelhos Nexus S, sendo a última versão oficial a 4.1.2. Em outras palavras, a nova versão 4.2, que ainda se chama Jelly Bean, está fora, mas este nem chega a ser a principal questão. Durante quase dois anos recebi sempre as atualizações do Android no meu Nexus S, e agora, a não ser talvez por alguma ROM modificada, como o CyanogenMod, o sistema ficaria congelado no tempo. A questão mais interessante é justamente se a descontinuidade de atualizações se deve a limitações do hardware ou simplesmente para evitar o custo de desenvolvimento interno. Agora, se o pessoal do Cyanogen atualizar o Nexus S para a 4.2 com boa performance, então ficará provado que se trata da última opção. Ou seja, o Nexus S teria capacidade de receber a última versão, o que não teria sido feito apenas por corte de custos. O também reforçaria minha opinião de que o melhor, pelo menos para sistemas operacionais e drivers, é realmente o software livre.

Contextualizando, o Nexus S é a segunda edição dos smartphones Nexus (ele sucedeu o Nexus One), projetados diretamente pela Google, que também forcece a versão do Android. As duas grandes vantagens são a experiência do Android pura (ou seja, sem as customizações de fabricantes e bloatware de operadoras) e as atualizações direto do Google, logo depois da atualização do projeto AOSP. Esta já é uma situação bem melhor do que a dos aparelhos de outras marcas, como a Samsung, LG ou Sony,  por exemplo (para evitar confusão, o Nexus S é fabricado pela Samsung, mas o sistema é fornecido diretamente da Google, como dito antes), que recebem muito menos atualizações. Os aparelhos Nexus são o melhor refúgio para quem faz questão de ter o Android atualizado. Nota: não foi lançado nenhum Nexus oficialmente no Brasil, e o que mais se aproxima disso é o Galaxy X, que pelo que pesquisei tem o hardware igual ao do Galaxy Nexus, mas uma pequena alteração no sistema para se adequar a uma exigência da Anatel, que impede a atualização automática do site da Google, ao mesmo tempo que o Galaxy Nexus.

Agora é esperar a próxima versão do CyanogenMod, e fazer uso do bootloader desbloqueado do Nexus S...
[Update: do blog do CyanogenMod: "Android 4.2 will become CyanogenMod 10.1 and we will provide an update on our Google+ when nightlies with the 4.2 code begin."]

Via TechRadar

Nenhum comentário :

Postar um comentário