sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

N900: CSS Update do Maemo 5 resolve problema de acesso ao Gmail

Apesar de estar usando o N900 como meu smartphone principal,  confesso que ainda não tinha me animado a instalar o CSSU a até um dia atrás. Para quem não sabe, depois que a Nokia descontinuou as atualizações do Maemo 5, a comunidade Maemo.org  tomou para si a esta responsabilidade, baixou os fontes e passou a fazer correções e melhorias no sistema operacional, gerando o CSSU (Commmunity Seamless Software Update, Seamless é algo sem emendas, consistente). E diga-se de passagem, assumiram também a manutenção da própria comunidade: do site, foruns, dos servidores, administração em geral, etc. Tudo custeado pela boa vontade de voluntários, em termos de trabalho e doações. Nos fóruns do site é possível ler sobre a saga de manter tudo no ar sem o apoio do fabricante. O CSS Update é a opção de suporte a longo prazo do Maemo 5.


Apesar disso, a versão mais atual (oficial da Nokia) que eu tinha funcionava tão bem, e as melhorias não me pareciam suficientes para justificar o risco e trabalho de instalar o novo sistema. O CSSU já tem uns dois anos, mas ainda estava com a oficial e satisfeito. No entanto há alguns meses percebi que o acesso ao Gmail por meio do cliente do Maemo 5 não estava conseguindo recuperar a mensagem de cada email. Ele traz a lista, mas ao clicar no email recebia a mensagem que ele não estava disponível no servidor. Logo imaginei que a Google tinha trocado alguma coisa na interface deles, que havia ficado incompatível com a versão
feita pela Nokia. E como sabia que a Nokia não teria mais interesse em atualizar, ou melhor, já tinha oficialmente descontinuado o suporte, dei o caso como perdido e desisti de usar o GMail no N900, o que faz falta. E não lembrava mais do CSSU. 

No entanto ontem, pesquisando pelo N900 por outros motivos (o Neo900, do qual espero poder escrever aqui em breve) lembrei de pesquisar sobre este bug, e achei um forum no qual uma das mensagens sugere que a instalação do CSSU resolve este bug. A outra alternativa seria o uso de POP 3 ao invés de IMAP 4, mas com perda de funcionalidade. Como já passei em muito do tempo de ficar "pisando em ovos" com o N900, resolvi de imediato instalar enfim o CSSU. Até porque, em todas as manutenções digamos, mais radicais que fiz antes nele (dual boot, Nitdroid, Meego, power  kernel e etc.) nenhuma gerou problemas, provando que o N900 é um ótimo equipamento para hacking. Mas ainda assim, segui rigorosamente o procedimento completo e seguro, como sugerido aqui , com a criação de um backup completo do sistema no início para voltar em caso de necessidade, completei a bateria, etc.

O processo é meio lento, mas ocorreu sem nenhum sobressalto, e sempre dentro do descrito no passo a passo. No final estava com o sistema atualizado, e ao testar o Gmail vi que voltou a funcionar, o que eu queria. Claro que a versão do CSSU não tem apenas esta alteração. Leia sobre todas as novidades no site do  CSSU.

O CSSU é a verdadeira continuação do Maemo 5. O Meego, que eu cheguei a instalar no N900, é inviável de usar na prática (no N900, devido a estar incompleto e ser muito lento, pois no N9 ele roda bem!), mas além disso, ele é tão diferente que só forçando uma barra para considerá-lo uma nova versão do Maemo, como foi feito no site do Maemo.org. Para começar, os apps não são compatíveis. Acho que aos poucos uma parte dos usuários está se dando conta disso e voltando a valorizar o sistema que realmente usou com sucesso por tanto tempo. 

O próximo grande passo na retomada do N900/Maemo 5 pela comunidade será o Neo900, desta vez no campo do hardware. A idéia é utilizar hardware livre para substituir a placa mãe original do N900 por uma versão alterada da placa do projeto OpenMoko, mantendo todos os demais componentes originais (case, tela, teclado, etc.), e instalando o Maemo 5 para compatibilidade de programas. Além disso, incluiria aumento de memória, processador, 4G. É um projeto ambicioso, mas pelas últimas notícias está progredindo. Se der certo, e torço é claro para que dê, ficaria faltando apenas a reposição de todos os demais itens (bateria, case, tela e etc), para que se tenha um dispositivo totalmente suportado pela comunidade de usuários. Como disse, espero voltar a escrever sobre este projeto aqui o blog, de preferência já anunciando lançamentos concretos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário