domingo, 28 de setembro de 2014

Porque o iPhone 6 dobra facilmente

Um usuário, alleras4, do Imgur (um site de compartilhamento de fotos) ofereceu semana passada uma teoria razoável de porque o iPhone 6 está apresentando problemas de dobra frequentes, em tão pouco tempo depois do lançamento. Não seria apenas por causa da finura do corpo, nem pelo fato da carcaça ser de alumínio, um metal maleável. A causa seria falha no projeto estrutural interno. Um dos parafusos, localizado perto dos botões de volume, estaria atuando como um eixo de rotação entre duas partes estruturais internas. Ver nas fotos abaixo (do site iFixit), as marcações A e B. Desta forma o dispositivo estaria predisposto a dobra mediante um tipo particular de esforço, que atue neste ponto.

Na foto abaixo vemos o parafuso, que liga as duas placas de metal. A teoria faz sentido, sendo necessário é claro comprovação científica, mas vale a pena ser investigada a fundo (clique para aumentar):



Nesta outra foto temos o ponto em que estaria ocorrendo o dobramento, justamente na posição onde internamente fica o parafuso (clique para aumentar):


Se for verdade que o dobramento ocorre com mais frequência neste ponto, isto seria mais uma forte evidência de falha de projeto. Não pondo de lado o rigor, evidências não são provas, mas não devem ser ignoradas.

Mesmo comprovada a fragilidade apontada, creio que deve ser necessário fazer uma certa força, e ainda aplicar o esforço de um determinado jeito. Vamos admitir ainda que não se deva colocar um smartphone no bolso de trás da calça e sentar nele, ou coisas igualmente destrutivas,

Só que, se for mesmo como descrito acima, esta fragilidade particular poderia ter sido prevista e evitada. Para um objeto relativamente caro  como o iPhone, uma falha deste tipo, se comprovada, prejudicaria a imagem de qualidade que o produto tem entre o público, ou pelo menos deveria prejudicar. Ao que parece já foi esquecido o erro de projeto da antena do iPhone 4, que foi comprovado e fez a Apple distribuir capinhas de graça no EUA, de material isolante para evitar o contato simultâneo dos dedos com certos segmentos da antena. Não seria a primeira vez.

Seria interessante também ficar atento no futuro a qualquer revisão deste projeto em séries posteriores do iPhone 6, como por exemplo eliminação ou realocação deste parafuso. Uma modificação aí indicaria que eles estariam corrigindo a suposta falha. Engenheiros não ficam mudando projeto à toa, isso impacta na linha de montagem, no desenho das peças. etc, ou seja, em um custo imenso. Se houver mudança ali, equivale a reconhecer uma falha grave. E o custo da mudança, quem paga? Não eu.

Aos que já compraram, só restar ter mais cuidado. A não ser que a empresa admitisse falha e fizesse recall, o que é dificil. Mesmo comprovando a teoria acima, não se trata de um vicio que leve à falha de operação sob o uso normal... cuidadoso. Quem ainda não comprou, talvez devesse acompanhar mais de perto o desenrolar deste caso.

Fonte: Business Insider

Nenhum comentário :

Postar um comentário