sexta-feira, 8 de maio de 2015

Projeto Astoria: Microsoft oferece alternativa para rodar aplicativos Android no Windows

A Microsoft apresentou esta semana dois projetos que permitirão que os desenvolvedores portem seus apps Android e iOS para o Windows. No caso do Android, é o projeto Astoria. Um subsistema de APIs do Android será implementado no Windows, com possíveis restrições. O objetivo é que o código Android rode com o minimo de alterações.
Os desenvolvedores terão também uma ferramenta de analise do APK atual para Android, que indicará possíveis mudanças necessárias. Os desenvolvedores terão que resubmeter o App na loja do Windows. Ao contrário do que foi feito no Blackberry, a Microsoft não vai estar incluindo loja ou serviços de terceiros.

Esta notícia, e mesmo antes dela, o boato que a antecedeu, vem gerando uma crítica frequente: que implementar suporte a aplicativos de um sistema majoritário desestimula os desenvolvedores a investirem no aprendizado e desenvolvimento nativo do sistema de nicho. E por fim acaba enfraquecendo ainda mais a plataforma. Os exemplos citados são o Blackberry (que implementou suporte ao Android via loja da Amazon), e até mesmo o OS/2 (que implementava suporte a aplicativos Windows 16 bits). Nos dois casos o resultado foi negativo. Como diferença citada com relação ao Blackberry está a adoção de uma loja e serviços próprios. Ainda assim, em grande parte o argumento se aplica.

Seja como for, sempre fica a impressão de que a Microsoft está se curvando ao poder de outra empresa e abrindo mão do seu paradigma de desenvolvimento. Além disso, é fato que não terá o controle sobre os rumos da API Android. Com a defasagem da implementação da API e mais as restrições, a atualização da versão "Android para Windows"  de um determinado App será sempre comprometida.

A MS sempre foi uma empresa pragmática, e em outras situações similares conseguiu dar a volta por cima adotando estratégias assim. Mas a melhor expectativa que li no meio especializado a respeito deste projeto é que não trará influencia nenhuma, boa ou ruim. A pior é que espantará os desenvolvedores nativos. Pessoalmente, como usuário de Windows Phone acho interessante por facilitar a vinda de alguns Apps que ainda sinto falta. A curto e médio prazo pode dar um alivio a alguns usuários. Mas a longo prazo, para desenvolvimento da plataforma, não posso afirmar até que ponto vai ser bom ou ruim.

Nenhum comentário :

Postar um comentário