quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Windows 10 rodando sob ARM e emulando x86

Já tivemos o Windows RT em tablets com chip ARM rodando Windows, mas agora segundo fontes (no final do artigo) um chip ARM Snapdragon, da Qualcomm, executando Windows, completo de desktop, uma vez que poderá emular diretamente a arquitetura x86 por hardware [update 9-12-2016: novas informações levam a crer que a emulação não será por hardware do processador]. Isso pode trazer várias possibilidades para a Microsoft, aumentar a participação em novos mercados para o Windows e até possibilitar que um Windows Phone use o Continuum de forma completa, rodando todos os programas x86, o mítico Surface Phone x86.

Esta poderia ser a salvação para o segmento mobile da Microsoft, mas não deve ser só isso. Analisando e extrapolando o cenário em que este lançamento se concretize, seria uma grande mexida no mercado como um todo, incluindo notebooks e desktops corporativos. Parte do hardware que não precisa de tanta performance pode debandar dos processadores Intel e AMD. Por doutro lado, a diferença entre uma máquina de alta performance e de uso geral pode se aprofundar, e workstations e PCs gamers virarem um nicho cada vez mais restrito. 

Por outro lado os preços de hardware podem ter uma nova onde de redução, pois atualmente uma parte consideravel do custo está concentrado no processador. Os chips ARM tem um mercado com muitos mais fornecedores, e o valor da unidade, tomando por base os modelos atuais, é bem menor. Além disso veríamos dispositivos de mesa e notebook consumindo muito menos energia, e notebooks Windows com tempo de bateria muito maior. É um tópico que vale a pena acompanhar.

Fonte:
http://www.hardware.com.br/noticias/2016-12/processadores-arm-agora-podem-rodar-windows-10-em-sua-versao-para-desktop-inclusive-emulacao-de-programas-x86.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário