sexta-feira, 23 de março de 2007

Crysis no Game Developers Conference 2007 - PARTE II

Continuando o artigo anterior, continuarei descrevendo como foi a recepção da midia à apresentação da Crytek.

O foco da demonstração foi o Cry Engine 2, que deverá impulsionar o novo título da empresa. O engine será licenciado para outras empresas, como é costume neste mercado. Ou seja, é de se esperar não só o Crysis, como uma safra de novos jogos utilizando esta tecnologia. Com vistas a este mercado, apresentação deixou claro a facilidade para os desenvolvedores criarem efeitos estonteantes, com pouco trabalho.

O último trailler do jogo demonstra cada um dos efeitos inovadores. O trailler começa de monstrando cada uma das tecnologias já enfatizadas no trailler do ano passado. Por exemplo, cenas incríveis nas selvas com raios de sol brilhando entre palmeiras tropicais e vistas de longa distância de onde se pode admirar o cenário do pacífico. Mas então a demonstração passa a mostrar as novidades: animações faciais e de esqueletos que são utilizadas em cada personagem. E tem a elaborada física do jogo, demonstrada pela cena em que um soldado tenta cruzar uma ponte de cordas, acabando por ser atingido por barris e parcialmente arrebentando a ponte, sendo que na sequencia se pode ver o resto da ponte ondulando com o impacto. Nos cenários praticamente tudo pode ser destruído: objetos, prédios e até vegetação. No video podemos ver aquelas cenas de filme, com a metralhadora "aparando" os arbustos e arvores. (quem lembra daquela cena clássica sobre isso em Predador I, saiba que agora é possível em um jogo). O nível de detalhe é tal que se pode visualizar os locais de impacto e danos nos veículos. E finalmente, não há como não citar a performance do engine de física ao demonstrar os efeitos de uma explosão nuclear. Isso me deixa curioso: estas armas nucleares estarão à disposição do jogador para uso? Ok, não sou iraniano nem norte coreano, mas pelo menos em jogos gostaria de ter uns mísseis desses!

A impressão geral é que a cada nova informação liberada o jogo parece melhor. Não apenas pelos novos efeitos, como também pela performance geral do software. A Crytek está fazendo uma série de otimizações de CPU, memória e vídeo, de modo a melhorar a velocidade final e permitir o uso em máquinas de até 3 anos. Só que evidentemente rodar não significa ter todos os efeitos. Logo, ao entrar em contato com esse visual de que o jogo é capaz, praticamente qualquer aficcionado por jogos vai querer fazer o upgrade para aproveitar tudo ao máximo. Isto se já não tiver feito, é claro.

Ao que parece o jogo já passou da fase alfa e agora está em beta, ou seja, conserto de bugs e otimizações. Só nos resta esperar para ter o jogo nas mãos, e ao que parece a espera vai valer a pena. O trailler citado acima pode ser conferido em:

http://www.youtube.com/watch?v=nqSeDqlqVOo

Um comentário :