O Vista finalmente chegou, quando muitos já nem acreditavam, mas o Windows XP ainda terá vida longa. As pistas de que isso vai acontecer são várias. No momento ele é o sistema mais adequado para a maioria dos computadores em operação, e não estou falando apenas de configurações mais fraquinhas não. Mesmo máquinas de boa performance podem se beneficiar em continuar no XP. E temos ainda os problemas de compatibilidade do Vista com alguns hardwares e jogos. E no ambiente corporativo, que usa máquinas dimensionadas por critérios mais econônicos e menos "emocionais", o XP continua forte (quantos usam uma GeForce 7800 no trabalho? Exagerei? Então uma GF 6600? Ok, vá lá, quantos NÃO USAM vídeo integrado? :-) ).
Pois então, digamos que você percebeu que ainda usará o XP por um bom tempo, mas o seu CD de instalação ainda é aquele do lançamento, sem nenhum service pack, ou então foi comprado um pouco depois, com o service pack 1 (SP1). Para manter o PC mais seguro o recomendável é instalar o service pack 2 (SP2). Isto geralmente é feito logo depois da instalação do sistema, rodando o programa de instalação do SP2, o que obriga a mais um passo no processo. Ou mais tempo fazendo download no Windows Update. Existem relatos de usuários que estão até tendo problemas de compatibilidade entre o XP original sem SP nenhum e algumas placas-mãe mais novas. Não cheguei a comprovar isso, mas é possível. O ideal é ter um CD do Windows XP já com o SP2.
O Windows XP vendido atualmente já vem com o SP2, mas a Microsoft não possui política para atualização das mídias de instalação, e ninguém vai querer comprar CDs ilegais... que talvez nem funcione com o seu serial number legítimo, pois o serial number é específico para cada versão do sistema (a versão "XP Professional", por exemplo, possui diversas "sub-versões": retail, OEM, corporate, academic alliance, etc, cada uma com seu conjunto próprio de serials válidos, de tal modo que um CD de instalação OEM precisa de um serial number OEM). No entanto o SP2 tem uma opção, não é muito difundida, que permite resolver este problema. Ela integra o SP2 aos arquivos de instalação originais. No tutorial abaixo explicarei passo a passo como fazer isso. Logo depois é necessário regravar o CD, criando CD de inicialização.
É necessário:
- O CD de instralação do Windows XP
- O arquivo de instalação do SP2, que pode ser baixado do site da Microsoft, na mesma língua do CD de instalação
- O arquivo com a imagem do boot sector do Windows XP, ou um utilitário para extrair a imagem do setor de boot. Aqui utilizamos o IsoBuster para isto. A imagem do boot sector pode ser procurada na Internet.
- Um utilitário de gravação de CD. Aqui utilizei o Easy CD Creator 5.
- Um PC com gravador de CD (claro ... :-), mas só para a lista ficar completa ... ) .
O procedimento:
1) Crie uma pasta e copie todos os arquivos do CD do Windows XP (Ex.: C:\WXPCD)
2) Crie uma pasta e copie o arquivo do SP2 dentro dela (Ex.: C:\SP2)
3) Extraia os arquivos do SP2, com o comando (em uma janela cmd):
cd C:\SP2
C:\SP2>WindowsXP-KB835935-SP2-ENU.exe -x
4) Rode o update do SP2 para integrar aos arquivos de instalação do Windows XP, através dos comandos:
cd i386
cd update
C:\SP2\i386\update>update /integrate:C:\WXPCD
Agora os arquivos de instalação do XP já estão atualizados com o SP2 e podem ser gravados no CD. Mas para fazer um CD botável será preciso adicionar o boot sector.
5) Extraia a imagem do setor de boot (este passo pode ser pulado caso você já possua um arquivo de boot sector, ou obtenha um pronto da Internet)
- Coloque o CD botável do Windows XP no drive
- execute o IsoBuster
- selecione o Disco de inicialização
- Selecione a imagem do CD
- Clique em extrair, salvando na pasta C:\WXPCD
6) Grave o CD de inicialização utilizando a imagem do setor de boot e os arquivos de instalação atualizados
Configuração do programa de gravação de CD:
- Gravar CD de Boot (inicializável)
- Sem emulação
- Número de Setores = 4
- Imagem de boot: procurar o arquivo de boot sector existente ou o extraído do CD, conforme o passo (5).
- File Name Length (ISO) = Max of 31 chars (level 2)
- Mode = CDROM
- File System = ISO9660
- Volume Label = WB2PFRE_EN (ou igual ao label do CD original)
- Arquivos = "Any MS-DOS 8.3"
- Gravar como Disk at Once
As configurações vão variar de um programa de gravação para o outro. Basta procurar as configurações semelhantes no seu programa de gravação favorito. Eu notei que alguns softwares de gravação mais básicos, ou versões mais básicas de softwares conhecidos, não dão acesso a todas as configurações, ou mesmo à principal delas, que é informar o arquivo de boot sector. Não desista, basta conseguir um software melhor ... Colocar todos os arquivos da pasta C:\WXPCD no projeto de gravação (colocar os arquivos na raiz do CD, não copiar esta pasta), e gravar. Ao realizar este procedimento pela primeira vez eu recomendo utilizar CDs RW, para não perder mídias desnecessáriamente. Uma vez obtido sucesso, utilizar mídias CD-R para gravar a versão final, porque possuem maior durabilidade e menor taxa de erros. Eu recomendaria ainda gerar uma imagem ISO do CD, calcular o MD5 sum dela e fazer backup, de modo a poder gerar o CD novamente no futuro, se necessário.
domingo, 25 de março de 2007
Tutorial: Criando um CD atualizado do Windows XP com o SP2
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nossa senhora, não entendi nada!!! Mas um dia eu chego lá :) Tá bom vai, entendi 30% do texto, já é alguma coisa :-))) Bjos!
ResponderExcluir