segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Bada + Tizen = menos um concorrente

Semana passada eu postei sobre a adoção do Android pela Intel, em detrimento do seu próprio sistema, o Meego, desenvolvido em conjunto com a Nokia. O Meego foi implementado no Nokia N9 (com processador ARM) e acabou se transformando no projeto Tizen (ainda sem versão implementada na prática).

Pois bem, agora a Samsung está unindo o seu sistema próprio, o Bada, ao Tizen! Qual o sentido e as implicações disso? Bom, é preciso ter uma perspectiva mais ampla para entender.

Vamos resumir para quem não está acompanhando a mais tempo, é uma sequencia de "fusões". No início a Nokia tinha um sistema chamado Maemo, baseado no Linux (Debian), que foi usado em vários dispositivos da empresa até o smartphone N900 (muito bom por sinal, tenho um). Então a Nokia resolveu fundir o sistema Maemo ao Linux da Intel, o Moblin, gerando o Meego, que seria usado pela Intel e pela Nokia, e acabou sendo usado apenas no Nokia N9 (e muito provavelmente acabará por aí). Com a adoção do Windows Phone pela Nokia, o Meego caiu no limbo, e o projeto mudou de nome para Tizen. E agora o Bada vai ser fundido ao Tizen.

Minha conclusão: menos um concorrente ao Android e ao iPhone.

Analisando com a minha visão de usuário: se o Bada seria um sistema para celulares mais low end (como diz no artigo no link abaixo) porque eu ia querer um desses, com menos aplicativos, menos customização? A não ser que fosse muuuito mais barato. Mas se for tão mais barato, como fica a margem de lucro da Samsung?

O argumento que usuário comum não está ligando para o sistema que roda no Smartphone não me convence. Muitos usuários que não tem nada de geek nem de nerd já querem Android (ou tem convicção pelo iPhone). Quem não acredita, que saia um pouco do seu próprio nicho de geeks. E também do grupo dos seus parentes idosos com tecnofobia e de usuários dos genéricos de contrabando da China vendidos em camelô. Estou falando de usuários comuns da classe média, e sem idade ainda para ter tecnofobia, que compram smartphone em loja da operadora. Será que eles nem querem saber qual o sistema? Não acho, pois o fenômeno da compatibilidade de aplicativos já está se espalhando de boca em boca. Sem falar da compatibilidade com a conta do Google.

O Android é para smartphones o que o Windows foi para o PC nas décadas de 80, 90 e 2000. Não subestime o poder do usuário leigo! Eles podem não saber muito bem porquê, mas "sabem"que querem Windows porque todo mundo também tem, "sabem" que o XP é melhor que o Vista (só pra deixar bem claro, tô fora disso), ou "sabem" que o Mac é o melhor computador que já existiu (de novo, não é minha opinião, entenda a ironia!). Infelizmente tecnologia de consumo se baseia nisso, quem achou o contrário, sinto muito. Por "nisso" entenda marketing e design.

Fonte:
http://www.hardware.com.br/noticias/2012-01/bada-tizen-samsung.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário