Venho testando o Windows 8 desde este post em março. Agora a Microsoft lançou mais uma versão com algumas atualizações, que já instalei também. A primeira é no nome, mudou de "Consumer Preview" para "Realease Preview". Em segundo é que agora existe a versão em português brasileiro disponível, que é a que eu baixei desta vez. E por fim, depois de instalar e logar notei uma outra mudança importante, agora não pede mais a senha do Microsoft Live para se logar no sistema. Será que eles voltaram atrás por reclamações? Mas inseriram a necessidade de ativação (que ainda não funcionou), que não existia na CP. Além disso tem algumas melhorias visuais aqui e ali, a maioria acho que para melhor embora ainda não tenha tido tempo de analisar bem, mas no geral a impressão clara é de um sistema mais maduro que o anterior (o 8-CP, não o 7!). Estou acostumando com os painéis laterais retráteis, tanto no Metro quanto no desktop, e acho que realmente foram uma boa ideia, eles contém atalhos que agilizam a navegação. No mais, a performance e estabilidade continuam me agradando (estou usando a versão 64 bits).
Esta semana li duas críticas bem duras ao Windows 8, uma vinda da Valve e outra da Blizzard. Não fica claro no entanto os argumentos deles para chegar a esta conclusão. De fato, a parte desktop clássico do Windows 8 se comporta de forma idêntica ao Windows 7 e Vista. Já a parte Metro, realmente me parece meio inútil em desktops e notebooks sem telas de toque, ou seja, a maioria dos PCs que existem hoje. Meu comportamento atual depois de logar é pular o mais rápido possível para o velho desktop, o que no fundo equivale a um click a mais ao usar o PC, e não chega a ser uma "catástrofe", como o cara da Valve diz.
Mas o fato é que o Windows 8 é só uma questão de tempo, e a Microsoft vai se movimentando para unificar seu sistema para usuários finais em torno dele, não apenas no número (já que lá pelo final do ano vem o Windows Phone 8), mas também no código, já que tanto o Windows Phone quanto do Windows "normal" e RT se basearão no código do NT, uma decisão que do ponto de vista de engenharia faz todo sentido, e ambos usando interface Metro, levando a uma identidade unificada nos seus produtos. É um movimento necessário para fazer frente à Apple e Google, que tem produtos totalmente integrados, só que na minha opinião está ocorrendo lentamente demais.
Uma questão que eu levantaria é no sentido oposto ao que acabei de dizer. Embora reconhecendo que a Microsoft tenha que mirar no futuro, o maior motivo que eu pessoalmente tenho para comprar uma licença do Windows a cada 3 ou 4 anos, e isso em versão retail (de caixinha) para instalar em PCs montados por mim, é a compatibilidade com o software x86 para Windows, principalmente a biblioteca de jogos acumulada por umas duas décadas. Ora, se a estratégia da Microsoft for privilegiar apenas apps Metro, eles esvaziam meu maior interesse no produto. Não sei quantas pessoas estão na minha situação, e embora o peso dos jogos para PC esteja diminuindo nos últimos tempos, não devo ser o único. Tirando jogos, boa parte das aplicações está indo para o Browser, outras tem similar gratuito (tipo o Office) sendo que algumas destas últimas estão indo para nuvem também. E de quebra o executivo da Valve ainda fala em migrar o catálogo do Steam todo para Linux... De qualquer modo, meu plano atual a curto prazo é comprar o Windows 8 para atualizar o Vista Ultimate que foi a última versão retail do Windows que eu comprei (o 7 eu só tenho em notebook). Depois disso, tenho medo até que a Microsoft acabe de vez com a compatibilidade x86, que já não vai existir no Windows 8 RT. Pode vir a ser irônico que o único meio de rodar meus jogos para Windows antigos no futuro seja com Wine... :-)
Esta versão de Release Preview funciona até 15/01/2013. Baixe do site da Microsoft.
[Update 30/07/2012: Mais sobre a briga da Valve contra o Windows 8 neste artigo. Imagino que este argumento se aplique à Blizzard também. ]
domingo, 29 de julho de 2012
Windows 8 Release Preview, agora em português, e atualizado
terça-feira, 24 de julho de 2012
Google atualiza Android do Nexus S para Jelly Bean (4.1.1)
Meu Nexus S já está comendo "feijões de gelatina" (numa tradução literal.... na realidade são aquelas balas coloridas que parecem remédio) a partir de hoje. A nova versão é a 4.1.1, que substitui a 4.0.4 (Ice Cream Sandwich). Recebi a atualização por OTA, sem esforço algum. Já sabia que o Google estava liberando o update para algumas operadoras, incluindo a T-Mobile. Meu Nexus foi comprado pela T-Mobile, e não sei se foi por isso. Ou seja, será que eles guardam associação do IMEI com a operadora da venda, ou se considera a operadora atual? De qualquer forma, o que importa é que recebi a última versão.
Ao contrário da anterior, a 4.1.1 não traz mudanças tão radicais. Falam em melhoria de performance, bateria, etc, mas notei algumas mudanças visuais também. Uma animação diferente em volta do cadeado de desbloquear a tela, a barra de busca, a borda do player, etc. No menu chama atenção a administração de contas de outros provedores (Ubuntu, Live, Twitter) logo no primeiro nível. E vieram alguns apps novos por padrão (revistas, Currents).
Para ficar totalmente feliz com meus dispositivos Android, agora só faltaria a atualização do Galaxy Tab para o ICS, que segundo algumas fontes deverá ocorrer até o final de Agosto. Já não é a versão mais atual do Android, mas apenas por poder rodar o Chrome já ficaria satisfeito (além de melhorias de performance também prometidas). E por não ser um "Nexus" (ou seja, com sistema da própria Google), já poderei me considerar realmente com sorte se sair mesmo esta versão para o Galaxy Tab, mesmo que seja a última para ele (o que acho provável). O que me faz imaginar se os tablets Nexus que estão saindo agora serão atualizados tão frequentemente quanto os smartphones Nexus. Pena que este primeiro é de apenas 7" de tela...
Voltando aos celulares, meu Nexus S cumpriu totalmente uma das maiores expectativas de quando o adquiri, que era manter o sistema atualizado. A outra era ter o sistema livre das customizações dos fabricantes, o que obviamente atendeu também. E por isso, minha tendência hoje (se eu precisasse outro) seria muito mais um Galaxy Nexus (aqui no Brasil Galaxy X) do que o Galaxy SIII tão falado ultimamente, por mais que tenha super-features a mais. Só que, depois deste update, nem tão cedo penso em trocar o Nexus S.
Veja tudo que tem de novo no Jelly Bean, segundo a Google.
sábado, 21 de julho de 2012
Vídeo: A Terra vista da estação espacial ISS
O vídeo abaixo concatena várias sequências coletadas do espaço na estação espacial internacional (ISS). Realmente muito bonito.
This is Our Planet from Tomislav Safundžić on Vimeo.
This is Our Planet from Tomislav Safundžić on Vimeo.
terça-feira, 17 de julho de 2012
A tralha que o Wozniac leva na mochila
Parece que nove entre 10 sites/blogs de tecnologia noticiaram isso hoje, e quem acompanha meu blog sabe que eu fujo da redundância... Mas como eu sou fan do Steve Wozniac, queria deixar registrado aqui também. Trata-se dos gadgets que ele leva na mochila quando viaja. E é de uma quantidade e variedade assustadoras. Abaixo a foto que circulou por aí, contendo todas estas coisas montadas para recarga em uma mesa. Só de smartphones, contei 4 iPhones e 3 Androids, sendo 2 Galaxy Nexus. Clique no link no final (da fonte) para abrir o post original e ler a lista detalhada. Do ponto de vista prático, eu não consigo imaginar utilidade para levar tudo isso por aí, mas quem sou eu para criticar a paixão por tecnologia dois outros? :-)
Fonte: Gizmodo: The Amazing Contents of Steve Wozniac's Travel Backpack
e Link para a foto em tamanho original
Fonte: Gizmodo: The Amazing Contents of Steve Wozniac's Travel Backpack
e Link para a foto em tamanho original
Assinar:
Postagens
(
Atom
)