domingo, 29 de julho de 2012

Windows 8 Release Preview, agora em português, e atualizado

Venho testando o Windows 8 desde este post em março. Agora a Microsoft lançou mais uma versão com algumas atualizações, que já instalei também. A primeira é no nome, mudou de "Consumer Preview" para "Realease Preview". Em segundo é que agora existe a versão em português brasileiro disponível, que é a que eu baixei desta vez. E por fim, depois de instalar e logar notei uma outra mudança importante, agora não pede mais a senha do Microsoft Live para se logar no sistema. Será que eles voltaram atrás por reclamações? Mas inseriram a necessidade de ativação (que ainda não funcionou), que não existia na CP. Além disso tem algumas melhorias visuais aqui e ali, a maioria acho que para melhor embora ainda não tenha tido tempo de analisar bem, mas no geral a impressão clara é de um sistema mais maduro que o anterior (o 8-CP, não o 7!). Estou acostumando com os painéis laterais retráteis, tanto no Metro quanto no desktop, e acho que realmente foram uma boa ideia, eles contém atalhos que agilizam a navegação. No mais, a performance e estabilidade continuam me agradando (estou usando a versão 64 bits).


Esta semana li duas críticas bem duras ao Windows 8, uma vinda da Valve e outra da Blizzard. Não fica claro no entanto os argumentos deles para chegar a esta conclusão. De fato, a parte desktop clássico do Windows 8 se comporta de forma idêntica ao Windows 7 e Vista. Já a parte Metro, realmente me parece meio inútil em desktops e notebooks sem telas de toque, ou seja, a maioria dos PCs que existem hoje. Meu comportamento atual depois de logar é pular o mais rápido possível para o velho desktop, o que no fundo equivale a um click a mais ao usar o PC, e não chega a ser uma "catástrofe", como o cara da Valve diz

Mas o fato é que o Windows 8 é só uma questão de tempo, e a Microsoft vai se movimentando para unificar seu sistema para usuários finais em torno dele, não apenas no número (já que lá pelo final do ano vem o Windows Phone 8), mas também no código, já que tanto o Windows Phone quanto do Windows "normal" e RT se basearão no código do NT, uma decisão que do ponto de vista de engenharia faz todo sentido, e ambos usando interface Metro, levando a uma identidade unificada nos seus produtos. É um movimento necessário para fazer frente à Apple e Google, que tem produtos totalmente integrados, só que na minha opinião está ocorrendo lentamente demais.

Uma questão que eu levantaria é no sentido oposto ao que acabei de dizer. Embora reconhecendo que a Microsoft tenha que mirar no futuro, o maior motivo que eu pessoalmente tenho para comprar uma licença  do Windows a cada 3 ou 4 anos, e isso em versão retail (de caixinha) para instalar em PCs montados por mim, é a compatibilidade com o software x86 para Windows, principalmente a biblioteca de jogos acumulada por umas duas décadas. Ora, se a estratégia da Microsoft for privilegiar apenas apps Metro, eles esvaziam meu maior interesse no produto. Não sei quantas pessoas estão na minha situação, e embora o peso dos jogos para PC esteja diminuindo nos últimos tempos, não devo ser o único. Tirando jogos, boa parte das aplicações está indo para o Browser, outras tem similar gratuito (tipo o Office) sendo que algumas destas últimas estão indo para nuvem também. E de quebra o executivo da Valve ainda fala em migrar o catálogo do Steam todo para Linux... De qualquer modo, meu plano atual a curto prazo é comprar o Windows 8 para atualizar o Vista Ultimate que foi a última versão retail do Windows que eu comprei (o 7 eu só tenho em notebook). Depois disso, tenho medo até que a Microsoft acabe de vez com a compatibilidade x86, que já não vai existir no Windows 8 RT. Pode vir a ser irônico que o único meio de rodar meus jogos para Windows antigos no futuro seja com Wine... :-)

Esta versão de Release Preview funciona até 15/01/2013. Baixe do site da Microsoft.

[Update 30/07/2012: Mais sobre a briga da Valve contra o Windows 8 neste artigo. Imagino que este argumento se aplique à Blizzard também. ]

Nenhum comentário :

Postar um comentário