segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
"iphone" da Gradiente: não deixa de ser engraçado
A Gradiente divulgou no seu canal do Youtube um vídeo (veja abaixo) explicando a polêmica do nome "iphone". Em linhas gerais, é o que já tinha sido divulgado na imprensa. Para uma empresa como a Apple, que preza tanto a sua imagem e de seus produtos, é um golpe aqui no mercado brasileiro. Mas devido ao histórico de processos da Apple no mundo todo, não será o primeiro nem o último. É um jogo que eles adoram jogar, e não são inocentes. Não sou advogado, mas se está tudo documentado como diz no vídeo, não há o que reclamar. Li que em casos parecidos no resto do mundo a Apple foi pela via do acordo. Se levam tão a sério um nome, podem comprar a Gradiente, para eles não deve ser caro... :-) Aliás, me pergunto porque então a Gradiente não processou a Apple esse tempo todo.
Na minha opinião, isso pode sim gerar alguma confusão no consumidor, mas nada que não se possa conviver, mesmo porque já existem produtos no mercado cinza chamados "HIPHONE". A impressão que eu tenho é de que se o iPhone da Apple não tivesse feito sucesso, o nome "iphone" da Gradiente talvez estivesse esquecido em algum arquivo morto até hoje. Provavelmente estava mesmo, até que alguém achou e teve a brilhante idéia de usar. Oportunismo? Sim, mas se eles tem o direito legal, é uma arma a ser colocada nessa guerra, e como disse, a Apple não é inocente nela. Para um produto top, isso até seria desmerecedor para a Gradiente, cheira a cópia barata. Mas no vídeo este smartphone é descrito com um produto barato mesmo, de dois chips, tela de 3,7", etc. Ou como eles mesmos definem: "é um smartphone muito bom" e com "recursos mais simples". Ou seja, os 3 "B"s do mercado de baixo custo: bom, barato e bonito (o nome pelo menos) ...
Por outro lado, se os chineses não tem vergonha de fazer um "HIPHONE", vender milhões pelo mundo todo e fazer bilhões de dólares com isso, porque a Gradiente que está lutando para sobreviver deveria ter? Não conheço a fundo as especificações do HIPHONE (pra falar a verdade nem quero), só sei que é um produto barato que entra pelo "mercado cinza" e é vendido em camelô. O da Gradiente está mirando o mesmo público de baixa renda, mas parece ser até um upgrade, pelo menos será homologado pela Anatel, terá garantia, etc.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário