terça-feira, 5 de agosto de 2014

Google Now Launcher para qualquer Android 4.1 ou posterior: unificando a experiência de uso do Android

Android unificado

A Google vem se esforçando para manter a experiência de usuário do Android sob seu controle. Uma recente iniciativa neste sentido é a disponibilização do Google Now Launcher, o que veio inicialmente com o Nexus 5, e posteriormente foi disponibilizado na loja para o Nexus 4 e os dispositivos Google Play Edition. Agora pode ser baixado por qualquer dispositivo Android 4.1 ou superior. A consequência disso é possibilitar uma experiência mais próxima do "Android puro" a quase qualquer usuário.

Sempre tive rejeição à launcher customizado por fabricante, principalmente aqueles muito diferentes (leia-se Samsung). Um dos motivos é simplesmente por ser diferente, ter que aprender um novo, não reconhecer de imediato os ícones, ter que descobrir onde ficam as coisas. O segundo é que considero o launcher da Google muito bom, com muita pesquisa e desenvolvimento agregada, e a maioria das alterações de outros fabricantes vem para piorar.  Por fim, acho que a fragmentação de experiencia de usuário prejudica a plataforma Android como um todo, diminuiu seu valor. Quem não concordar, sempre pode simplesmente baixar um dos vários launchers de terceiros. 

A possibilidade do Google Now Launcher ao alcance de todos e a compatibilidade dos aplicativos da Play Store entre várias versões ameniza os problemas da fragmentação que incomoda muitos usuários de Android desde o começo. O ideal a meu ver seria que o contrato de uso do Android com Google Play tivesse mais restrições e impedisse mudanças grandes na interface de usuário. Tipo, este laucher que agora está disponível, deveria vir como padrão. Assim o consumidor teria uma ideia melhor do que esperar ao comprar um Android, da mesma forma que tem ao comprar um iPhone ou mesmo um Windows Phone. Ainda não chegamos lá, mas foi dado um pequeno passo. No extremo oposto temos o Fire Phone, que é um fork do Android e que se esforça por ser diferente. Mas eles estão fora do Google Play, do apps proprietários e  serviços Google. (Via Softonic).

Nenhum comentário :

Postar um comentário