Estou usando o Windows 11 desde o primeiro dia no canal dev, depois passando para o beta e em seguida o Preview. Agora, após o lançamento da versão final e de alguns meses de experiência, faço alguns comentários sobre o que achei da nova versão sem o impacto emocional da novidade. E a avaliação é ruim, em grande parte por causa da interface de usuário. Mas vou continuar usando o Windows 11, pelo menos no meu único PC que permite o upgrade, pelas razões a seguir.
domingo, 10 de outubro de 2021
Impressões sobre o Windows 11
domingo, 30 de maio de 2021
[Tendências] Crise das GPUs: mais um prego no caixão do desktop montado?
Não é a primeira vez que eu toco neste tópico do fim dos desktops montados. Alguém até poderia achar, equivocadamente, que torço por isso. Na realidade, filosoficamente, não "torço" por nada, nem para o bem nem para o mal. É o estoicismo. Além disso, muito ao contrário, eu amo os PCs montados e gostaria que eles perdurassem para sempre. Venho montando PCs para uso pessoal desde 1987 (PC XT), não há outro item de consumo que me interesse da mesma forma que partes de PC. E justamente por isso que acompanho de perto os movimentos deste mercado.
Não são boas notícias, mas acho que a análise é interessante para quem não gosta de ser pego de surpresa.
domingo, 25 de abril de 2021
O uso de drivers DCH da nVidia impacta na performance? Fiz os testes
Até ontem (literalmente) eu não tinha sequer ouvido falar em "driver DCH". E como eu acompanho o setor de hardware para PCs e placas de vídeo diariamente há décadas, me pergunto quantos nesse meio conhecem. E fiquei sabendo por acaso, poderia passar a vida sem saber. O tipo de driver instalado, DCH ou não, é praticamente transparente para o usuário comum, e muito provavelmente vai ser o DCH. Este artigo é uma curiosidade técnica, que deve interessar mais aos entusiastas.
Fiquei sabendo deste tipo de driver por acaso. Estava instalando o Nicehash miner também apenas por curiosidade, para conhecer e me divertir, e recebi a mensagem do aplicativo que o driver DCH tinha sido detectado e era preferível usar o driver Standard. E digo que o motivo de experimentar o Nicehash era apenas brincadeira, para conhecer e aprender na prática as diferenças de minerar direto na pool (que é o que eu normalmente faço), para reforçar o quanto improvável foi ter esbarrado nesse termo DCH. A placa de vídeo usada é uma nVidia GTX 1080, e o que descrevo a seguir se refere a drivers nVidia, mas pelo que entendi o mesmo pode ocorrer de forma análoga com AMD.
Antes de mais nada, o que são drivers DCH? Não vai ser objetivo deste artigo se aprofundar nisso, mas apenas para deixar as referências, é um padrão criado pela Microsoft a partir de determinada build do Windows 10 e requer compatibilidade com a Universal Windows Platform (UWP). DCH vem de "Declarative Componentized Hardware", o driver de hardware deve ser declarativo e "componentizado" (mas aparentemente não existe esta última palavra em português... então leia-se "em componentes"). Mais detalhes sobre o assunto na documentação da Microsoft e da Dell. O que eu acho importante ter em mente disso tudo que a MS, fabricantes e integradores estão reforçando este padrão.
E de fato, isso explica porque não tinha conhecimento dele. Os drivers não-DCH da nVidia já estão bem escondidos. Normalmente não nos deparamos com esta opção de DCH ou Standard. Se instalamos o Windows 10 do zero e ligamos na Internet, normalmente o próprio Windows já instala algum driver da placa de vídeo, e vai ser o DCH, que é o padrão que eles estão querendo reforçar. Não confundir com o "Standard" (padrão) da nomenclatura da nVidia. E por outro lado, se vamos no site da nVidia e navegamos para buscar os últimos drivers para instalar, caímos em uma página em que nem existe a opção não-DCH (Standard).
Mas ela (ainda) existe. Seguindo os tutoriais da Nicehash é indicado um link direto para o site da nVidia, cuja página tem o título "Advanced Driver Search", e que reproduzo em parte na imagem abaixo. Note o combo box com o título "Windows Driver Type" e o valor "Standard", que também pode ser "DCH". E assim que se baixa o driver não-DCH, ou Standard. Nesta ocasião também aprendi sobre a existência de outro tipo de driver, o "Studio", em contraposição ao "Game Ready". Ele não aparece para selecionar na busca, mas na lista de resultado aparecerão drivers desses dois tipos. Não é exatamente o tópico deste artigo, mas apenas para não ficar no ar, os drivers Studio são mais voltados para criadores de conteúdo e tentam ser mais estáveis neste cenário de uso, enquanto que os Game Ready recebem melhorias mais frequentes para alcançar performance conforme novos títulos de jogos vão sendo lançados. Mas existem drivers Standard e DCH tanto dos tipos Game Ready quanto Studio, ou seja, todas as combinações.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
Quais os requisitos essenciais em um smartphone intermediário?
Quais os requisitos que não podem faltar em um smartphone para ter uma boa experiência de uso? Porque mirar em um smartphone intermediário em geral é a melhor opção? 9 pontos a serem considerados na compra do seu próximo telefone.