terça-feira, 10 de maio de 2011

Microsoft compra a Skype: quais as possíveis consequências disso?

Confirmada a notícia de que a Microsoft comprou a Skype. A Microsoft comprando mais uma empresa não é novidade. Me chama a atenção que tenha sido o maior valor pago até agora. O que acho estranho nisso é que uma empresa do porte da Microsoft e com tanto tempo de mercado não tenha produzido internamente uma tecnologia equivalente à do Skype. Mas pode ser outra coisa. Já existe VoIP no MSN messenger, mas ele nunca foi vendido como um substituto de ligações telefônicas, como o Skype fez. Eu acredito que tenha sido uma decisão proposital, a MS não devia querer confrontar o modelo de negócios de comunicações estabelecido. Se foi isso, mudaram de idéia. Não vejo outra forma de explorar o Skype comercialmente que não seja concorrendo com este modelo.

A decisão da compra em si estratégicamente é boa, e coerente com os esforços de investir em outras ferramentas de comunicação, como smartphones. Também abre diversas outras possibilidades. De que forma por exemplo o Windows Phone poderia ser melhorado e se tornar mais competitivo com uma integração maior com o Skype? E mais, eles teriam a chance de revolucionar de vez as comunicações móveis agregando no Windows o tráfego de voz mundial. A consequência disso seria popularizar o tráfego de voz sobre IP. Mas para isso para isso teriam que vencer duas barreiras: 1) Tornar o Windows Phone popular o suficiente para concorrer com Android e iOs e 2) Vencer a resistência das operadoras de telecomunicações, que querem vender planos de voz e de dados separados. A Microsoft tem poder econômico para negociar, mas as empresas de telecomunicações também... O caminho mais fácil talvez fosse comprar uma delas... :-)

As últimas iniciativas da MS na área de comunicações ainda não tiveram muito sucesso (sem falar da incrível derrocada do Windows Mobile, o produto anterior ao Windows Phone, que eu até hoje eu custo a acreditar que deixaram acontecer), mas a possibilidade aberta por esta compra é interessante. Caso seja a intenção da Microsoft popularizar o VoIP em celulares, e ninguém me disse isso, mas me parece o caminho mais óbvio, eu torço para que de certo!

Como consumidor, acho triste ter o Skype instalado no meu smartphone (no meu Android), um plano de dados de 500 MB, mas não ter ninguém para ligar, porque quase todo mundo ainda está usando plano de voz no celular e nem se preocupa em instalar o Skype! Aliás, como fica a ênfase dos apps de Skype para Android depois da compra pela Microsoft?

Nenhum comentário :

Postar um comentário