segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Google vai comprar a Motorola

Essa me pegou de surpresa. Se fosse a Microsoft comprando a Nokia seria mais esperado. Mas a notícia da Google já em negociação para comprar a Motorola (na realidade, a parte Motorola Mobility, a que é conhecida pelos consumidores finais) nem me passou pela cabeça. Em parte porque eu jamais vi a Google como uma empresa com pretensões na área de hardware, ou mesmo de produtos finais. Eu ainda via a empresa apenas como vendedor de espaço de propaganda, e todo o resto como um meio de viabilizar isso, incluindo o Android. Mas será que o lucro da Apple os fez ver este mercado como algo auto-suficiente em geração de receitas? Ou ainda é parte da estratégia inicial?

Está ficando cada vez mais óbvio que o controle do mercado de serviços passa pelos dispositivos móveis, e ficar apenas em um nicho é suicídio, pode-se perder tudo. Pelo menos enquanto as aplicações forem dependentes do sistema móvel em que vão rodar. Já existem idéias para vencer esta barreira, como o sistema móvel planejado pela Mozilla. Mas por enquanto, o sistema amarra os aplicativos, e estes amarram os serviços, pelo menos alguns deles, que acabam sendo diferenciais na escolha de um celular. O sucesso da Apple com smartphones e tablets e o desespero da Microsoft com o Windows Phone são os maiores exemplos disso.

Por outro lado, entre fabricantes de Android, a Motorola sempre foi o mais provável de ser adquirido. É uma empresa muito menor, comparada com Samsung ou HTC, portanto mais barata e fácil de comprar. E a Motorola só vive de Android, é o único sistema de smartphones da empresa atualmente, tem sua imagem totalmente identificada com o sistema. Ao mesmo tempo é justamente a que mais estragava a imagem do Android... Por isto mesmo, para o consumidor é uma excelente notícia. As implementações do Android pela Motorola deixavam a desejar. Eu falo como consumidor da empresa, com um ano de uso do Dext e quase 9 meses do Defy. O hardware é bom, mas o sistema operacional tem dois problemas: as customizações excessivas e a falta de atualização de versões. Caso a Google resolva estes dois problemas da Motorola, e para isso basta seguir a atual política com os Nexus, os Motorolas serão os melhores smartphones do mundo. E sem esquecer de desbloquear o bootloader... :-)

Qual será a próxima aquisição no mercado móvel? Será que agora a Microsoft se anima e compra a Nokia de uma vez? :-)

Fonte:
http://www.engadget.com/2011/08/15/google-acquiring-motorola-mobility/
Post no blog oficial da Google:
http://googleblog.blogspot.com/2011/08/supercharging-android-google-to-acquire.html

Update:  Além disso, a Motorola tem mais algumas patentes para usar na guerra de processos ...

Nenhum comentário :

Postar um comentário