sexta-feira, 5 de agosto de 2011

TI: Uma área para advogados

Já houve um tempo em que para se dar bem em TI era preciso fazer um curso de engenharia de computação ou análise de sistemas. Não mais, agora para chegar ao topo é melhor fazer direito. São estes profissionais que fazem a diferença. Basta acompanhar as últimas notícias sobre a gerra de patentes que assola o mercado. Ao que parece cada um dos principais players está processando e/ou sendo processado pelos outros, com acusações de todos os lados. Tudo isso leva à questão de que as patentes surgiram para incentivar a inovação e pelo abuso estão sendo usadas para amarrá-la, ou até que ponto se pode patentear idéias vagas e genéricas. Ou seja, quem se dá ao trabalho de patentear qualquer bobagem antes de todo mundo adquire uma arma depois, usada para barganha e extorsão. Ao invés de criar bons projetos, as equipes ficariam entrando com patentes sobre todos os mínimos aspectos de produtos, existentes ou não. E qualquer projetista estaria correndo o risco de, ao fazer um novo projeto, incluir algum desses aspectos inadvertidamente, sem nem saber, e ser processado ou coagido depois.

Para o consumidor isso é péssimo, pois favorece monopólios. E por outro lado, eu nunca vi citado nessas notícias, mas quem é que paga o custo de todos esses processos? Claro que é o consumidor final, que efetivamente acaba pagando tudo que é gasto no funcionamento de alguma empresa, seja na produção, marketing, departamento jurídico, ou até mesmo o cafezinho dos funcionários e os bônus e mordomias dos executivos. Depois reclamam que a China está dominando a fabricação de produtos eletrônicos. Eles também devem contratar menos advogados e abrir menos processos. Eu começo a torcer por eles.

Este não é bem o tipo de competição que eu gosto de acompanhar na área de tecnologia, mas de qualquer modo, não dá pra ficar alheio à realidade. Quem está com a razão em cada caso acho que dificilmente se saberá, estão todos jogando o mesmo jogo, e os acordos são feitos para encerrar as questões antes. Mas alguma coisa está muito podre nesse sistema.

Fonte:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/08/apos-google-denunciar-complo-microsoft-rebate-criticas-pelo-twitter.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário