domingo, 19 de fevereiro de 2012

Novo logotipo para o Windows 8 e as muitas novidades da versão

Foi divulgado esta semana que o Windows 8 terá um novo logo:
 Mais "limpo" e moderno que o anterior, que realmente já tinha se tornado cansativo, a mudança veio para melhor. O design está mais de acordo com o da interface Metro, e sinaliza alinhamento da empresa ao novo padrão visual.

Quando pressionada pela concorrência, a Microsoft se mexe rápido. Se o Windows 8 sair este ano, o intervalo entre versões terá sindo bem menor do que nos dois lançamentos anteriores, entre o XP e o Vista e entre o Vista e o 7. A extensão das novidades também é maior: versão ARM, interface Metro, boot, e especula-se até a unificação com o Windows Phone.

Ou seja, por esta especulação, a Microsoft poria um fim no atual código do Windows Phone, que deriva do Windows Mobile/Windows CE, e usaria para smartphones o do próprio Windows para PCs (que deriva do Windows NT, Windows 2000, XP, Vista e 7). Seria uma otimização de custos, já que os dois sistemas já estariam rodando em processadores ARM, então para que manter dois códigos? E  além disso, com os processadores mobile encostando em desempenho nos x86, não haveria mais necessidade de uma versão de sistema otimizada para eles. E por fim, se o Windows 8 "PC" será usado em tablets, então o WP ficaria subaproveitado, rodando apenas em smartphones? Me parece o movimento lógico colocar o Windows 8 em tudo, mas ainda isto que não aconteça na próxima versão do Windows, ela já traz muitas mudanças, e a do logo está simbolizando muito bem isto.
 
Por acaso estava folheando uma revista Info antiga, antes de jogar fora (dezembro de 2009), e o colunista Dvorak estima o lançamento do Windows 8 para 2014, baseando-se no "histórico da Microsoft". Pois bem, alguma coisa deve ter mudado no cenário, porque ela deve lançar bem antes. E o que mudou se chama competição.

Nenhum comentário :

Postar um comentário