terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Teste detalhado de sua conexão com o SIMET

Coloquei a um tempo atrás o link para o medidor de velocidade de conexão da RJNET na barra lateral do blog, pois é uma ferramenta útil para qualquer usuário de Internet, e eu próprio uso a cada mudança de plano, ou de vez em quando para verificar a velocidade da conexão.

Ontem por acaso caí num programa de entrevistas na TV com um representante do nic.br, e ele citou uma ferramenta bem mais detalhada para avaliar a qualidade da conexão, o SIMET. Além das velocidades de download e upload (separadas pelos protocolos TCP e UDP), ele também mede o jitter e a latência. Apareceu a URL da web na tela da TV, mas é até engraçado o tempo curto que mostra, quase não dá tempo de anotar, parece feito de propósito pra levar o espectador à frustração... :-) Enfim, nem adianta reclamar, isto é o velho  formato da TV: "veja o que queremos e quando queremos"... Por sorte o endereço era simples de memorizar. Se você não teve tempo de anotar, ou sequer estava vendo o programa (mais provável), o link para acesso à ferramenta é:

http://www.simet.nic.br/

É preciso ter o plugin do Java instalado no seu navegador. No meu teste usei o navegador Chrome e a versão do Java baixada hoje (eu não tinha), e funcionou perfeitamente. E descobri que não fizeram a última mudança solicitada no plano, de 5 para 10 Mbps...



Nesta tela, os itens marcados como "Ruim" são comparados com a velocidade contratada (10 Mbps). Trocando a velocidade contratada para o valor contratado anterior (5), ele classifica como "bom".

Guarde esta URL, ainda pode ser muito útil. Depois vou colocar o link na barra do blog.

A matéria do programa ainda cobriu os planos do governo para Internet Popular (levar pelo menos 1 Mbps de conexão a todos os pontos do país e a um preço baixo e igual para todas as regiões, em torno de R$ 30,00). Ao contrário da apresentadora, acho uma meta bem realista e útil. Para quem não tem nada, 1 mega já dá pra navegar bem para o padrão atual da Web, ter acesso a diversos serviços, e se preparar as próximas etapas da evolução tecnológica. Não acho que deva ser a meta final, mas é um primeiro passo para tentar acabar com as discrepâncias de acesso da população. É outra coisa irritante da TV, os apresentadores  já assumem sempre o papel de indignação, mesmo quando a notícia não pede isso, sem analisar profundamente.

No outro extremo, nos bairros de maior poder aquisitivo dos grandes centros do país, a disponibilidade de velocidades são já são muito maiores (10, 20, 100) e continuam aumentando, mas como o representante da nic.br explicou (não guardei o nome dele), existem forças de mercado envolvidas, economia de escala, etc, e a proposta do governo, embora pareça tímida, é um bom começo. Se der certo, Internet no Brasil está irá por um bom caminho. Agora, e o 4G, será que implantam antes da copa? :-)

2 comentários :

  1. pois é eu faço o teste, mas upload em UDP não mede, estranho, será que tem algo errado, isso pode prejudicar?

    ResponderExcluir
  2. Não necessáriamente, mas pode indicar que a porta utilizada está sendo bloqueada pelo firewall/router ou operadora.

    ResponderExcluir